1dez2010
Cultura, 01.12.2010
1º Dezembro - NOVA DATA
Theatro Circo
Vai-se celebrar, no dia 1 de Dezembro pelas 21 horas, no Theatro Circo o 1º de Dezembro. A Récita, organizada pela AAUMinho, contará com a presença dos grupos culturais da Universidade, e mostrará ao público presente uma homenagem aos heróis de 1640.

Foram os estudantes do Colégio de S. Paulo, em Braga, os primeiros a festejar a restauração da independência  de Portugal e a aclamar o rei D. João IV, Duque de Bragança.

Iniciou-se assim uma tradição que foi mais tarde interrompida pelo Marquês de Pombal ao expulsar os jesuítas, em 1759. É em 1836, com a fundação do Liceu de Braga no tempo de D. Maria II, que a tradição ganha novamente continuidade.

De facto, em várias cidades se celebrava o 1º de Dezembro, talvez com o mesmo entusiasmo, mas nunca com a persistência com que essa data foi sendo comemorada em Braga e por onde mais tempo se manteve a tradição.

A Associação Académica da Universidade do Minho tem vindo a reavivar a tradição e a realizar os festejos em homenagem aos patriotas do 1º de Dezembro e aos estudantes da cidade de Braga. Para tal, traz este ano aos palcos do Teatro Circo, a récita do 1º Dezembro que contará com a presença de grupos culturais da Universidade do Minho.

Fonte: AAUM

(Pub. Nov/2010)