tuna-porto-2010-570
Cultura, De 15.10.2010 a 16.10.2010
Tuna Universitária do Minho conquista público do Porto
Porto
A Tuna Universitária do Minho esteve presente no XXIV FITU "Cidade do Porto" - Festival Internacional de Tunas Universitárias, organizado pelo Orfeão Universitário do Porto, nos passados dias 15 e 16 de Outubro. Neste que é o festival de tunas mais antigo do país, e também um dos mais prestigiados, a Tuna Universitária conquistou o público portuense trazendo para Braga o Prémio do Público e o prémio de Melhor Bandeira.

Na primeira noite de espectáculos (Sexta-feira dia 15) subiram ao palco do Coliseu a Tuna Feminina do Orfeão, a Infantuna de Viseu, a Tuna do Instituto Superior Técnico de Lisboa, a Tuna de Economia da UP e a Tuna de Engenharia da UP. A fechar a noite actou a tuna anfitriã do festival, a Tuna Universitária do Porto.

Durante a tarde de sábado, na sede do Orfeão Universitário do Porto, as tunas juntaram-se para um convívio com comes e bebes e muita música. Houve ainda espaço para um torneio de matrequilhos humanos onde os "vermelhos" se destacaram pelos seus dotes futebolísticos.

À noite o espectáculo recomeçou no Coliseu com a TUM a iniciar a vertente competitiva do festival. Com temas como "Chico fininho", "Boémia", onde se destacam os seus pandeiretas e bandeiras, o instrumental "Partizan", "O abraço acontece" na voz do seu solista e finalizando com "Adeus é sempre adeus", o público do Porto atribuíu a melhor classificação à Tuna Universitária, arrebatando o Prémio do Público.

Nesse mesmo dia passou pelo palco a Tuna da Universidade Católica Portuguesa-Porto, a Agrupación Arcipreste de Hita (Madrid) e a encerrar o festival a Tuna Universitária do Porto.

Após o espectáculo, a noite decorreu no CineBatalha onde as tunas preencheram de bom ambiente o local.

Texto: João Oliveira

(Pub. Out/2010)