default-header-news
Cultura, 27.10.2010
Primeiro colóquio global sobre Arte no Minho
Museu D. Diogo de Sousa
O Centro de Estudos Lusíadas da Universidade do Minho promove na próxima quarta-feira, dia 27 de Outubro, no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, o colóquio ?Arte no Minho?, com cinco conferências de investigadores reconhecidos, que vão incidir em vários períodos históricos. A entrada é livre.

A sessão de abertura realiza-se pelas 9h30, seguindo-se as conferências "A arte da Pré-história Recente no Minho", por Lara Bacelar, doutorada na Universidade de Oxford, "Arte romana no Conventus Bracaraugustanus", por Rui Morais, e ?Arte no Minho no século XVI", por Paula Bessa, ambos professores do Departamento de História da UMinho. A partir das 14h30 vão ser abordados os temas "Barroco e rococó", por Eduardo Pires de Oliveira, da Biblioteca Pública de Braga, e "Entre o romantismo e o ecletismo: percursos da arquitectura minhota", por Regina Anacleto, da Universidade de Coimbra.

Livro vai ser publicado em breve

As intervenções, moderadas de manhã por Henrique Barreto Nunes e de tarde por José de Sousa Teixeira, vão ser alvo de debate, respectivamente cerca das 12h30 e das 16h. Os textos do colóquio vão ser reunidos num livro, que vai ser publicado brevemente. O objectivo é contribuir para a construção da história da Arte no Minho. O encerramento do colóquio e a entrega de certificados de participação deve ocorrer pelas 17h, seguindo-se uma visita pelo Museu D. Diogo de Sousa, guiada por Rui Morais. O espaço vai acolher durante o evento uma pequena exposição com livros sobre Arte no Minho.

Em anexo segue o programa e o cartaz.

Eduardo Pires de Oliveira ? 965584697

Arquivo de 2010