festout570
Cultura, De 29.09.2010 a 02.10.2010
Festival de Outono
UMinho
O Conselho Cultural da UMinho vai organizar entre os próximios dias 29 de Setembro e 2 de Outubro, o Festival de Outono. Com esta organização, o Conselho pretende assinalar o início do ano académico, dando a conhecer em especial aos novos alunos da Universidade do Minho alguma da oferta cultural possível em Braga e Guimarães e as potencialidades da universidade nesta área.

Clique aqui para efectuar o download do programa

Organizado pelo Conselho Cultural da UMinho, conta com a colaboração das unidades culturais, do Instituto Confúcio, da Orquestra da UMinho, da AAUM e de algumas instituições culturais minhotas que integram o plenário do Conselho Cultural, nomeadamente o Museu Alberto Sampaio, a Sociedade Martins Sarmento, a Academia de Música de Viana do Castelo e o Museu da Imagem.

O programa pretende conciliar aspectos relacionados com o património cultural e artístico de que a UMinho é detentora (a começar pelos próprios edifícios) ou pelo qual zela, relacionando-o com a história das duas cidades, com a criação contemporânea no âmbito da música, do teatro, da literatura, da poesia, da fotografia, entre outros, não esquecendo as mais genuínas tradições académicas bracarenses. A presença do Instituto Confúcio sublinha a abertura para o exterior que a UMinho vem protagonizando.

Este evento, que terá também a dimensão de "festa", junta a colaboração de outros agentes culturais em Braga e Guimarães, tais como o Estaleiro Cultural Velha-a-Branca ou o Centro Cultural Vila Flor, cuja dinâmica importa dar a conhecer aos novos alunos. Uma feira do livro académico procurará ainda divulgar a produção científica da universidade.

Ao longo do mês de Setembro e particularmente em data próxima ao evento será dado destaque a cada uma das iniciativas programadas.

Convida-se toda a comunidade académica a participar no evento.

Texto: GCII

(Pub. Set/2010)