default-header-news
Cultura, De 05.07.2010 a 26.07.2010
Exposição fotográfica "Lugares de Carolina Michaëlis e de Joaquim de Vasconcelos"
A exposição apresentada pelo Conselho Cultural da Universidade do Minho inclui imagens dos principais lugares ligados à vida do casal Carolina Michaëlis (1851-1925) e Joaquim de Vasconcelos (1849-1936), sobretudo no Porto, mas também em Coimbra e Lisboa, recolhidas pelo fotógrafo Luís Neves. É proposto ao visitante um breve percurso onde se cruzam lugares de hoje com memórias difusas do que foram esses espaços. Ruas, casas, recantos - uns públicos, outros mais recolhidos -, sítios que foram de viver e de trabalhar, de partida e de chegar, de estudo ou de lazer.

A exposição integra-se num projecto levado a cabo pelas Universidades do Porto e de Coimbra, a que a Câmara Municipal do Porto aderiu, através do qual se procura homenagear e dar a conhecer melhor a vida e obra de duas figuras que marcaram profundamente a vida científica, artística e cultural da sociedade do seu tempo (finais do século XIX; inícios do século XX), tendo conquistado grande prestígio nacional e internacional.

A presente exposição, organizada pela Câmara Municipal do Porto e concebida e coordenada pelo Dr. Luís Cabral, autor do texto do catálogo, tenta assim reconstituir através da fotografia de Luís Neves o percurso geográfico e de certo modo cultural de Carolina Michaëlis e Joaquim de Vasconcelos em Portugal, dando-nos a conhecer os lugares que marcaram mais significativamente as suas vidas no Porto e em Coimbra, com passagem por Lisboa. As casas, os estabelecimentos de ensino, as livrarias, as bibliotecas, as academias que os dois frequentavam permitem-nos conhecer um roteiro familiar e intelectual que nos dá oportunidade de melhor contextualizar os espaços onde se moveram e recuperar a sua memória, cujos livros e demais espólio perpetuam. A exposição fotográfica é completada por uma mostra bibliográfica organizada pela Biblioteca Pública de Braga onde se apresenta algumas das obras mais significativas do casal.

A exposição estará patente nos dias úteis das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, no Largo do Paço, Braga.

Em anexo seguem as biografias e o cartaz alusivos.

Conselho Cultural da Universidade do Minho

Largo do Paço, 4704-553 Braga