default-header-news
Cultura, 01.06.2010
Recital de Piano em primeira audição José Eduardo Martins
José Eduardo Martins vai interpretar ao piano obras de Fernando Lopes-Graça em primeira audição, num recital que decorre dia 2 de Junho, às 21h30, no Salão Nobre do Edifício dos Congregados da Universidade do Minho e que é organizado pelo Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas.
José Eduardo Martins nasceu em 1938 na cidade de São Paulo, no Brasil, onde iniciou os seus estudos com o professor russo José Kliass. Mais tarde trabalhou durante alguns anos em Paris, com Marguerite Long, Jean Doyen e Louis Saguer. Como pianista, José Eduardo Martins realizou ciclos com as obras integrais de Debussy, J-P. Rameau, Moussorgsky e Francisco de Lacerda, tendo apresentado igualmente, em primeira audição absoluta, mais de 100 composições contemporâneas de autores de diversos países. Para além dos 20 CD?s gravados é autor de diversos livros sobre música e de quase uma centena de artigos publicados em diversas revistas e periódicos de vários países. Desde 1978 realiza estudos sobre o compositor romântico brasileiro Henrique Oswald, por ele redescoberto, traduzidos em inúmeras gravações de LP?s e CD?s, edições de partituras, livro e artigos. José Eduardo Martins é Doutor Honoris Causa pela Universidade Constantin Brancusi da Roménia. Recebeu em Bruxelas a Ordem do Rio Branco, uma das honras mais significativas do governo brasileiro.

(Pub. Jun/2010)
Arquivo de 2010