umdicas-ng-conselho-cultural--2-
Cultura, 06.05.2010
Reitor deu posse ao novo Conselho Cultural
UMinho
Decorreu ontem dia 6 de Maio, a tomada de posse do Conselho Cultural da Universidade do Minho, presidido pela Prof. Doutora Ana Gabriela Macedo. O Conselho Cultural é um órgão de consulta do Reitor e do Conselho Geral que congrega os responsáveis pelas Unidades Culturais da UMinho, um estudante e dez personalidades com intervenção relevante no domínio da cultura. A cerimónia teve lugar no Salão Nobre da Reitoria, no Largo do Paço pelas 18h30.

A Cerimónia foi presidida pelo Reitor António Cunha, que destacou a "singularidade" do Conselho Cultural da UMinho no contexto das universidades portuguesas e a sua importância para a concretização de "uma actividade cultural baseada na diversidade das unidades culturais" que o compõem. Para o Reitor, este órgão consultivo "dá corpo à missão da UMinho na interacção com a sociedade e na promoção da educação integral."

Este órgão será presidido por Ana Gabriela Macedo, ligada ao Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho e directora do Centro de Estudos Humanísticos. Segundo a responsável este será usado para "fortalecer o diálogo entre as unidades culturais".



A UMinho é composta por seis unidades culturais, integrando os seus directores este Conselho. Para além destes, é constituído também por um representante dos estudantes e dez personalidades externas com intervenção relevante no domínio da cultura.

Constituem assim este órgão: a Doutora Ana Gabriela Macedo (Presidente), Dr. Elísio Silva Maia Araújo (Arquivo Distrital de Braga e Biblioteca Pública de Braga), Dr. Carlos Alberto Corais do Lago Corais (Museu Nogueira da Silva), Doutora Maria Manuela dos Reis Martins (Unidade de Arqueologia), Doutor Rui Manuel Costa Vieira de Castro (Unidade de Educação de Adultos), Doutora Virgínia Soares Pereira (Centro de Estudos Lusíadas), Doutor José Viriato Eiras Capela (Casa Museu de Monção), Pedro Alexandre Pereira Sanches (estudante).



As dez personalidades externas com intervenção relevante no domínio da cultura, nomeadas pelo Reitor ouvida a comissão permanente do conselho cultural são: o Doutor Alexandre Quintanilha (Investigador do Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar), Dr. António Amaro das Neves (Sociedade Martins Sarmento), Dr.ª Carla Soares Barbosa (Academia de Música de Viana do Castelo), Dr. Henrique Manuel Barreto Nunes (investido como vice-presidente do Conselho), Dr.ª Isabel Fernandes (Museu Alberto Sampaio), Dr. João Fernandes (Director do Museu de Arte Contemporânea de Serralves), Dr. José Manuel Mendes (Presidente da Associação Portuguesa de Escritores) - elemento convidado do Conselho Cultural, Cónego Doutor José Paulo Leite Abreu (Museu Pio XII), D. Ramón Vilares (Presidente do Conselho de Cultura Galego) e Dr. Rui Prata (Museu da Imagem).      

Conselho Cultural da Universidade do Minho

O Conselho Cultural é o órgão colegial de consulta do reitor e do conselho geral em questões de política cultural da Universidade. (artº 59 dos Estatutos da UMinho, Secção V, subsecção II). 

Competências
(artº 60 º dos Estatutos da UMinho, Secção V, subsecção II)

Compete, genericamente, ao conselho cultural a emissão de pareceres sobre a política cultural da Universidade, assegurando a ligação com a comunidade, bem como promover a coordenação das actividades das unidades culturais.

Compete, designadamente, ao conselho cultural:
a) dar parecer sobre as linhas gerais de orientação da Universidade no plano cultural;
b) dar parecer sobre a criação, transformação e extinção de unidades culturais;
c) promover a interligação dos programas e iniciativas culturais da Universidade com os programas desenvolvidos por outras instituições ou organismos públicos ou privados;
d) submeter ao reitor os planos de actividades das unidades culturais;
e) submeter ao reitor o modelo de gestão das unidades culturais;
f) propor ao reitor a designação dos dirigentes das unidades culturais;
g) promover a coordenação e a cooperação entre as unidades culturais;
h) elaborar e aprovar o regulamento interno, a submeter ao reitor;
i) dar parecer sobre os demais assuntos de natureza cultural que lhe sejam solicitados pelos órgãos de governo ou consultivos da Universidade, bem como pelos órgãos das unidades orgânicas;
j) divulgar as iniciativas desenvolvidas pelo conselho cultural, bem como pelas unidades culturais.

Texto:Ana Marques
anac@sas.uminho.pt

Fotografia: Nuno Gonçalves
nunog@sas.uminho.pt

Arquivo de 2010