ilyagrubert-ready
Cultura, De 17.02.2010 a 18.02.2010
Concertos comerativos do 36º Aniversário da UMinho
UMinho
No âmbito das comemorações do 36.º aniversário da Universidade do Minho, Braga e Guimarães (17 e 18 de Fevereiro) vão ser palco para dois concertos sob a direcção do maestro Toby Hoffman e com a participação do violinista Ilya Grubert. A entrada é gratuita.

Estes concertos da Orquestra da Universidade do Minho, em que participam professores e alunos finalistas da Licenciatura em Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas, realizam-se às 21h30 do dia 17 de Fevereiro no Salão Medieval do Largo do Paço, em Braga, e à mesma hora no dia 18 de Fevereiro na Igreja de S. Francisco, em Guimarães.

A Orquestra da Universidade do Minho irá interpretar obras de Jean Sibelius (Rakastava, suite para cordas e percussão, opus 14), Piotr Tchaikowsky (Concerto para violino e orquestra em Ré Maior, opus 35) e Ludwig van Beethoven (Sinfonia n.º 7 em Lá Maior, opus 92).

Neste repertório sobressai o Concerto para Violino e Orquestra de Piotr Tchaikowsky tendo como solista Ilya Grubert, 1.º Prémio do Concurso Internacional Paganini, de Génova e 1.º Prémio e Medalha de Ouro no Concurso Tchaikowsky. De resto, será a estreia de Ilya Grubert em Portugal com este Concerto para Violino, ele que arrebatou a mais alta distinção no Concurso com o nome daquele compositor.

Estes Concertos de alta relevância cultural e artística serão transmitidos pela Rádio e Televisão de Portugal - Antena 2. De realçar que o Concerto de Guimarães está inserido na programação que visa promover a Capital Europeia da Cultura 2012.

Texto: Rui Feio / Redcção

(Pub. Fev/2010)