umdicas-ng-celta16-09
Cultura, 16.12.2009
O CELTA levou o Cabaret ao Circo
Theatro Circo
A Estudantina de Lisboa foi a grande vencedora do XVI CELTA. A edição 2009 teve como tema central "O Cabaret", e contou com a participação especial do "Cais do Sodré Cabaret", que com o seu espectáculo de cabaret burlesco animou o público que acorreu (e esgotou) o Theatro Circo de Braga.
Nos dias 11 e 12 de Dezembro de 2009, a Azeituna apresentou o XVI CELTA no Theatro Circo em Braga. O tema deste evento foi o Cabaret, levando muita cor e uma forte componente cénica às actuações dos participantes.

A razão por terem escolhido este tema "Cabaret" foi não só pela variedade que este tem por definição mas também por em Junho deste ano a Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) ter tocado, na sua digressão, no Cabaret Palais Mascote em Genebra.
O ambiente e tema proporcionado por este contexto incentivaram muito a imaginação dos participantes e criou momentos únicos para um espectáculo de variedades burlescas inesquecíveis.
À semelhança das anteriores edições, este XVI CELTA foi um sucesso dada a qualidade das Tunas participantes e também graças à alegria do viver minhoto que o público fez questão de mostrar.
Com lotação esgotada, no palco do Theatro Circo assistiu-se a um espectáculo que primou pela qualidade e diversidade pois as tunas esmeraram-se em integrar o tema na sua actuação, quer por brincadeiras quer interpretando temas associados ao cabaret, presenteando assim o público de Braga com uma actuação única e irrepetível.
A intercalar as actuações das tunas o publico deliciou-se com a boa disposição dos dois apresentadores e com a participação dos Cais Sodré Cabaret!, trazendo outro colorido ao espectáculo.
No exterior, entre tunas a tocar ou simplesmente a rever velhos amigos que geralmente só encontram em Braga, pôde-se assistir à projecção do espectáculo, tendo-se criado um ambiente de convivência que constituiu um espectáculo por si só.
Este ano participaram tunas de academias desde o Minho até à Estremadura, e como manda a tradição de trazer sempre um grupo novo a este certame, este ano a Azeituna convidou a Tunadão 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu
Mais do que apenas um festival de tunas o CELTA procura ser sempre um Espectáculo procurando ir buscar riqueza à inovação e diversidade. Para enquadrar o tema escolhido para este ano e aproveitar toda a sua riqueza cénica o Celta contou com a presença especial do Cais do Sodré Cabaret!.
Este grupo nasceu de uma enorme vontade de criar animações alternativas de forte componente retro, que façam respirar o ambiente dos cabarets europeus do início do século XX. As coreografias musicais "à moda de Hollywood" na tradição do vaudeville, com especial atenção à arte do "burlesque", que além dos clássicos habituais, engloba ainda o sensual vintage striptease. Do baú dos tempos surgem algumas das vertentes mais carismáticas dos antigos cabarets burlescos, como o tradicional can-can, charleston, dança de leques, entre muitos outros!

Será incontornável referir que o croomer é o conhecido Gimba (Músico e animador, ex-vocalista dos Afonsinhos do Condado, baixista dos Irmãos Catita, co-apresentador do Cabaret da Coxa com Rui Unas)
O ano de 2009 será sempre marcado com a edição de um CD intitulado "Percursos" e um DVD com os melhores momentos do XV CELTA realizado no Theatro Circo

Os vencedores foram:
Melhor tuna: Estudantina Universitária de Lisboa
2ª melhor tuna: Estudantina Universitária de Coimbra
3ª melhor tuna: TUIST - Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico
 Tuna mais tuna: Tunadão 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu
Prémio Cabaret! Tunadão 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu (prémio atribuído a quem melhor integra o tema do festival na sua actuação)
 Melhor solista: TUIST - Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico
Melhor pandeireta: TUIST - Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico
Melhor instrumental: Estudantina Universitária de Lisboa
Melhor estandarte: Tuna da Universidade Católica Portuguesa - Porto
texto:Michael Ribeiro
Fotografia: Nuno Gonçalves
(Pub. Dez./2009)
Arquivo de 2009