umdicas-ng-6cb--1-
Cultura, 24.11.2009
Engenheiros da UP arrebatam Cidade Berço
Guimarães
A Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP) foi a grande vencedora do VI Cidade Berço, Festival de Tunas organizado pela Afonsina. Os Engenheiros da Invicta foram a melhor tuna e levaram ainda consigo o prémio para melhor solista e melhor instrumental.
                                            Fotos brevemente disponiveis online na Galeria BIG
Foi numa noite chuvosa de Novembro, mais precisamente, na noite de 21, que a Afonsina levou à cidade que viu nascer Portugal os sons de algumas das melhores tunas nacionais através do seu festival: o Cidade Berço.
A concurso, esteve a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP), a Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa (TAFUL), a Tuna do Instituto Politécnico de Viseu (Tunadão 1998) e a Tuna Académica da Guarda (Copituna). Extra concurso, e como vem sendo tradição, a Tun'Obebes teve as honras de abertura deste festival.
Com uma actuação pautada pela boa disposição, e onde presentearam a plateia com alguns dos seus temas mais conhecidos, a Tun'Obebes deu o mote para uma noite de excelente qualidade musical... e humor corrosivo.
Por falar em humor, e logo após o término da actuação engenheiras da UMinho, coube aos Jograis a apresentação das tunas que viriam de seguida. Com muito humor à custa da critica politica e social, os amarelos foram intervalando as tunas a concurso e "enchendo chouriços" (termo empregue por um amarelo) quando estas se atrasavam na sua entrada em palco.
A primeira a entrar em palco foi a TEUP, que viria a ser a grande vencedora da noite ao arrebatar o publico e o júri com a sua actuação. Prova disso foram os prémios conquistados: melhor tuna, melhor solista e melhor instrumental.
Aos engenheiros da UPorto seguiram-se os tunos do Politécnico de Viseu, que viriam a conquistar o prémio para segunda melhor tuna, melhor pandeireta e o de tuna mais tuna.
Das seguintes tunas a concurso, Copituna e TAFUL, caberia aos últimos o restantes prémios a concurso: melhor porta-estandarte e prémio Afonso Henriques (melhor serenata).
Para fechar com chave d'ouro esta bela noite de melodias, nada melhor que a actuação da tuna anfitriã: a Afonsina. Os engenheiros da UMinho brindaram o publico que encheu o São Mamede, centro de artes e espectáculos, com uma portentosa actuação musical que de certo ficará gravada nas suas memórias.
Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves
(Pub. Nov./2009)
Arquivo de 2009