default-header-news
Cultura, 30.10.2009
Fundação Bracara Augusta - IX Ciclo de Conferências
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
O ciclo anual de conferências sobre a globalização, iniciado em Maio de 2009, será retomado no mês de Outubro e Novembro, com a realização de duas conferências, a 30 de Outubro (sexta-feira) e 6 de Novembro. Os dois temas a ser tratados abordarão questões fundamentais no funcionamento das sociedades democráticas, no contexto da globalização.

Na conferência do próximo dia 30 de Outubro, que tem como título "O espírito do capitalismo e os direitos da pessoa", reflectir-se-á sobre as causas da crise do modelo capitalista.

A recente crise do modelo capitalista é um efeito negativo da globalização. Pensou-se, erradamente, que poderia haver um crescimento ilimitado e sem qualquer regulação que teria sustentabilidade económica e financeira. Este modelo neo-liberal de economia gerou grandes desigualdades entre ricos e pobres, concentração da riqueza e do poder e desequilíbrios entre estados. É dentro do modelo de sociedade democrática que pode emergir um novo modo de regulação e distribuição da riqueza que se oponha ao individualismo neo-liberal e defenda a solidariedade e cooperação, encontro de culturas e abertura ao "outro", como valores máximos da democracia.

Mais informações em: http://www.fbracaraaugusta.org

(Pub. Out/09)

Arquivo de 2009