xfitu09--4-
Cultura, De 02.05.2009 a 03.05.2009
Muitas emoções no XIX FITU “Bracara Augusta”
Braga
O XIX FITU "Bracara Augusta" decorreu com muitos momentos de humor, cultura e animação. Organizado pela Tuna Universitária e pela Associação Recreativa e cultural do Minho nos passados dias 1 e 2, o festival contou com a final do concurso Stand-up TUM com RUM e com a presença daquela que é por muitos considerada a melhor Tuna do mundo, a Tuna de Segreles. O Theatro Circo viu ainda a Tuna Universitária de Aveiro vencer o concurso de Tunas.
                                                    Fotos brevemente disponiveis online na Galeria BIG
Com a apresentação a cargo dos Jogralhos, a primeira noite abriu com a Tuna organizadora. Seguiu-se a "Tuna de Derecho de Oviedo", a Transmontuna (Vila Real), a TUIST (Lisboa) e a "Tuna de Agrónomos y Montes de Córdoba". O final foi reservado para a Azeituna.
Para a segunda noite as expectativas eram muitas, pois era certo que a Tuna de Segreles, de Porto Rico, iria actuar. O segundo dia do certame começou com a participação da Tuna Católica do Porto. Após esta actuação, foi anunciada "a melhor Tuna do mundo", a Tuna de Segreles. Ouviu-se a maior ovação da noite. Música após música, o Theatro Circo, cheio, ficou a saber o porquê dos Segreles serem considerados a melhor. Na despedida, todos os presentes se levantaram para aplaudir os Tunos de Porto Rico.
No final, Ubi Catasus, membro fundador da Tuna de Segreles, elogiou bastante o ambiente de Tunas de Braga: "é muito emocionante voltar a Portugal e a Braga, pois foi em Braga que demos o nosso primeiro concerto fora de Porto Rico". Para o fundador da Tuna porto riquenha, as Tunas portuguesas são ?excelentes, pois possuem uma boa técnica vocal". Para Xogo, outro dos membros da Tuna de Segrelos, Portugal é ?a Disneyland das Tunas?. Xogo disse ainda que é um desejo da sua Tuna fazer um "tour" por Portugal.
O concurso de Tunas continuou terminou com as performances da Tuna Universitária de Aveiro e Tuna Académica de Lisboa. A primeira acabaria por vencer o festival. Em segundo lugar ficaria a TUIST e em terceiro a Tuna Académica de Lisboa. O prémio de melhor pandeireta e Tuna mais Tuna iria para a Transmontuna. O melhor instrumental foi a da TUIST, o melhor solista foi o da "Tuna de Derecho de Oviedo", a melhor bandeira para a Tuna Académica de Lisboa e o melhor Passa-Calles para a Tuna de Córdoba.
No meio das actuações, o humor esteve sempre presente. Por um lado, os Jogralhos contagiaram o público com as suas piadas. Por outro, os finalistas do concurso Stand-Up TUM com RUM foram postos à prova em frente a um Theatro Circo cheio. O vencedor do concurso de Stand-up foi Eduardo Ferreira.
Ricardo Mota, Magister Tunae da Tuna Universitária do Minho, fez um balanço "bastante positivo" do festival: "Tivemos um bom feedback por parte das pessoas, esgotámos o Theatro Circo, é para repetir". O magister declarou ainda que "o público correspondeu às expectativas", pois aderiu ao evento. Para finalizar, a promessa: "Enquanto pudermos organizaremos sempre o FITU no Theatro Circo", afirmou Ricardo Mota.
Texto: Delfim Machado
Fotografia: Nuno Gonçalves
Arquivo de 2009