default-header-news
Cultura, De 23.04.2009 a 29.05.2009
Exposição: Babel na Biblioteca
Átrio da Reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço (Braga)
Assinalando a comemoração do Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Pública de Braga (BPB), unidade cultural da Universidade do Minho, apresenta, entre os dias 23 de Abril e 29 de Maio, uma exposição bibliográfica intitulada Babel na Biblioteca.
Com esta exposição, que pode ser visitada, no Átrio  da Reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço (Braga), nos dias úteis das 9 às 12.30h e das 14 às 17.30h, a Biblioteca Pública de Braga vai mostrar 125 obras de autores portugueses traduzidas para 15 diferentes línguas existentes nas suas colecções.

As línguas mais representadas são o francês com 45 títulos, o romeno com 17, o inglês com 15 e o espanhol e o italiano com 12 cada, mas também há livros em alemão, búlgaro, checo, chinês, croata, dinamarquês, galego, húngaro, latim e paquistanês.

O autor mais traduzido nas colecções da BPB é Fernando Pessoa, com 18 títulos, seguindo-se Luís de Camões com 9, José Saramago com 6 e Eugénio de Andrade com 5. De entre os escritores com ligações ao Minho encontramos Francisco Duarte Mangas, José Manuel Mendes e Vergílio Alberto Vieira, para além de Camilo. No total são 56 os autores de que se apresentam traduções. É ainda de assinalar a existência de 8 antologias de poesia e 2 de ficção.

A edição mais antiga é de 1653, tratando-se de uma tradução de ?Os Lusíadas? para italiano, feita por Carlo Antonio Paggi.

A maior parte destas obras, na quase totalidade bastante recentes, foram oferecidas pela Fundação Calouste Gulbenkian, outras por diversas instituições ou autores e amigos da biblioteca, poucas tendo sido compradas.

O catálogo da exposição pode ser consultado no sítio da BPB, www.bpb.uminho.pt
No dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, a BPB, como vem sendo habitual, oferecerá alguns livros (fundos editoriais e duplicados) a quem a utilizar.

Arquivo de 2009