default-header-news
Cultura, 17.03.2009
A Universidade vai ao Museu: palestras, ou um modo de descobrir a Engenharia no nosso quotidiano
Sala de Conferências do Museu de Alberto Sampaio, Braga
No âmbito da "Exposição Tecnologia com Arte", a Escola de Engenharia da UMinho e o Museu de Alberto Sampaio organizam, entre Março e Abril, um ciclo de palestras, com o objectivo de ajudar os mais novos, e todos os que se interessem por estas temáticas, a descobrir como é que a engenharia contribui para o nosso dia-a-dia, desde o levantar ao deitar, ou mesmo quando dormimos.

A Engenharia está presente no nosso quotidiano: na nossa casa, nos hospitais que temos, no carro que usamos, na roupa que vestimos, na caixa multibanco a que recorremos, no lixo que reciclamos, nos brinquedos que temos, nos plásticos que usamos, no combustível que compramos, no fogão que utilizamos... são alguns exemplos de uma lista infindável.

Numa linguagem acessível ao grande público, professores, alunos e investigadores de diferentes departamentos da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, vão dar a conhecer o trabalho que vêm desenvolvendo e qual a sua aplicação prática na vida das pessoas.
Com estas palestras pretende-se mostrar a relevância da ciência e da engenharia no nosso quotidiano, motivando os mais jovens para que façam delas campo de trabalho e investigação, procurando, também, ajudar os alunos do secundário a escolher os cursos de engenharia que poderão vir a frequentar.
Estas palestras inserem-se no âmbito da «Exposição Tecnologia com Arte» cujo espólio estará patente no Museu de Alberto Sampaio entre os dias 6 de Março e 15 de Maio de 2009. Esta exposição destina-se essencialmente ao público escolar, desde o 1.º ciclo de escolaridade.

Arquivo de 2009