default-header-news
Cultura, 20.10.2008
Ópera Aberta 2008 – 2009
Complexo Pedagógico II, Auditório B1, Campus de Gualtar, Braga
Primeira transmissão: Tiefland, d'Eugen d'Albert, dia 20 de Outubro, pelas 19 horas.
À semelhança de anos lectivos anteriores, a Universidade do Minho participará, ao longo do ano lectivo de 2008/09, no projecto Ópera Aberta, no âmbito do qual serão transmitidas, em directo, via internet, 6 óperas do Gran Teatre del Liceu de Barcelona.
As sessões para a Universidade do Minho decorrerão no Auditório B1, do Complexo Pedagógico II, no Campus de Gualtar e terão início, todas elas, pelas 19h00.
Os títulos que na presente temporada foram seleccionados para configurar o curso são:

- TIEFLAND - Segunda-feira 20 de Outubro de 2008, d' Eugen d'Albert (Teatre del Liceu)

- LE NOZZE DI FIGARO  - Quarta-feira 26 de Novembro de 2008, de Wolfgang Amadeus Mozart (Teatre del Liceu)

- SIMON BOCCANEGRA - Quarta-feira 14 de Janeiro de 2009, de Giuseppe Verdi (Teatre del Liceu)

- L'INCORONAZIONE DI POPPEA - Terça-feira 10 de Fevereiro de 2009 , de Claudio Monteverdi (Teatre del Liceu).

- UN BALLO IN MASCHERA - Terça-feira 31 de Março de 2009, de Giuseppe Verdi (Teatro Real).

- FIDELIO - Quarta-feira 27 de Maio de 2009, de Ludwing van Beethoven (Teatre del Liceu).
"Òpera Oberta"
"Òpera Oberta" consiste num curso de iniciação à ópera, cuja originalidade reside na transmissão em directo de títulos da temporada do Liceu, complementando-se com uma apresentação prévia de uns 10-15 minutos e com um portal na Internet com informações complementares sobre a ópera que se transmite. Estas retransmissões são projectadas em salas devidamente preparadas em cada Universidade com ecrãs de 3x5 metros aproximadamente e equipamentos de som estéreo a Dolby Digital 5.1.
"Òpera Oberta" (Ópera Aberta) é um curso emblemático do Programa "Digital Ópera. O Liceu na Universidade", um curso que, com o patrocínio do Ministerio de Industria, Comercio y Turismo, organizam o Gran Teatre del Liceu e Telefónica, graças à contribuição tecnológica de Irdeto Access, Cavena, Nextream e Anevia, a colaboração das redes académicas de âmbito nacional, com RedIRIS à cabeça e com CESCA, CESGA e CICA na Catalunha, na Galiza e na Andalucía respectivamente.
Arquivo de 2008