default-header-news
Cultura, 03.06.2008
Filmes de Culto: Haverá Sangue de Paul Thomas Anderson
Cinemax/Bragashopping
Um intrigante épico sobre a família, fé e petróleo, «HAVERÁ SANGUE» decorre na fronteira da Califórnia durante o boom petrolífero do virar do século.
HAVERÁ SANGUE
There Will Be Blood
________________________________________
Realizador: Paul Thomas Anderson
Ano: 2007
Idade: M/12
Duração: 158 minutos
Género: Drama
Distribuidora: Lusomundo
País de Origem: EUA
Nomeado para 8 Óscares da Academia®.
Um intrigante épico sobre a família, fé e petróleo, «HAVERÁ SANGUE» decorre na fronteira da Califórnia durante o boom petrolífero do virar do século.
A história relata a vida e os tempos de um Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis), que evolui de um prospector de prata que cria, sozinho, um filho para um magnata do petróleo.
Quando Plainview recebe uma misteriosa dica de que numa pequena cidade do Oeste um oceano de petróleo está revelar-se à superfície, dirige-se até lá com o seu filho, H.W. (Dillon Freasier), para tentar a sua sorte na degradada Little Boston.
Nesta miserável cidade onde a maior excitação se centra em torno dos fervorosos seguidores da igreja do carismático pregador Eli Sunday (Paulo Dano), Plainview e H.W. ganham a sorte grande.
Com o decorrer do tempo e o aumento da fortuna, nada se mantém igual e à medida que os conflitos vão aumentando todos os valores humanos ? amor, esperança, comunidade, fé, ambição e mesmo os laços que unem pais e filhos ? são ameaçados pela corrupção, decepção e pelo fluxo do petróleo.
«HAVERÁ SANGUE» é o quinto filme do escritor-realizador Paul Thomas Anderson (Embriagado de Amor, Magnólia, Jogos de Prazer, Passado Sangrento).
O guião de Anderson é livremente baseado no denunciador clássico de 1920, «Oil» de Upton Sinclair. O galardoado pela academia Daniel Day-Lewis encabeça um elenco que inclui Paulo Dano (Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos), Ciarán Hinds (Roma, Margot at the Wedding), Kevin J. O?Connor (Van Helsing, A Múmia) e o recém-chegado Dillon Freasier.
Anderson e os seus colaboradores frequentes JoAnne Sellar e Daniel Lupi produziram «HAVERÁ SANGUE».
Os produtores executivos são Scott Rudin, Eric Shlosser e David Williams.
Um filme com fotografia de Robert Elswit (Boa Noite, e Boa Sorte), galardoado pela academia e há muito colaborador de Anderson; planeamento de produção de Jack Fisk (O Novo Mundo, Mulholland Drive, A Barreira Invisível); guarda-roupa por Mark Bridges (Magnólia, Jogos de Prazer) que já trabalhou em outras quatro ocasiões com Anderson; edição de Dylan Tichenor (O Assassínio de Jesse James pelo Cobarde Robert Ford, O Segredo de Brokeback Mountain, Os Tenenbaums - Uma Comédia Genial) que também editou Magnólia, Jogos de Prazer e banda sonora do guitarrista dos Radiohead, Jonny Greenwood.
?É sublime? - David Edelstein, New York Magazine
?A obra-prima americana de Paul Thomas Anderson? - David Fear, Time Out New York
?HAVERÁ SANGUE, o extraordinário novo filme de Paul Thomas Anderson ? - Peter Howell, Toronto Star
?A melhor performance de um actor neste século?? - Lou Lumenick, New York Post
Arquivo de 2008