default-header-news
Cultura, 30.05.2008
Programação cultural da BLCS - Junho/2008
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
Programação Cultural da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva durante o mês de Junho.
Exposições temporárias
3 a13 de Junho
Apresentação dos Produtos Finais da Área de Projecto dos alunos do 12º ano da Escola Secundária Carlos Amarante, com orientação dos respectivos professores. Exposição de trabalhos sobre a cidade de Braga.
16-28 de Junho
Exposição ?Desenhos da Quinta: desenhos e ilustrações científicas dos alunos do 12º ano do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Sá de Miranda?.  A exposição visa dar a conhecer os trabalhos realizados pelos alunos do 12º ano de Artes Visuais, na disciplina de Desenho, assim como sensibilizar a comunidade para a importância didáctica e ambiental destes espaços verdes que escasseiam, cada vez mais, na nossa cidade.
21 a30 de Junho ? Exposição de azulejos ?O S. João é uma Criança?  - Exposição de um mural de azulejos realizados nos ateliês dos dias 31de Maio e 7 de Junho, orientados por Armanda Portugal.
Actividades culturais diversas
2 a6 de Junho - Semana da Criança
A BLCS assinala o Dia Mundial da Criança com uma exposição temática, assim como, com as actividades permanentes da BLCS redireccionadas para a temática ?Ser criança?. Actividades sujeitas a marcação pelo telefone 253 205 977.
3 de Maio ? 21:30
Debate "Comunicação Social, Diferença e Estereótipos??, com o conferencista Eduardo Jorge Madureira. Organização: III Edição da Festa dos Povos (CLAII- Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, CIVITAS Braga (Associação para a Defesa e Promoção dos Direitos dos Cidadãos), Casa de Angola, Associação de Estudantes da Guiné Bissau em Braga, Pastoral da Mobilidade Humana,  Cáritas Arquidiocesana de Braga e GIEEC- Grupo de Intervenção para a Escolarização da Etnia Cigana). Entrada livre.
Dia 5 de Junho ? 10h00 - Dia Mundial do Ambiente.
As crianças e o dia mundial do ambiente ? OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS , por Ordália Alves de Almeida (Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Pós-Doutoranda no Instituto de Estudos da Criança ? Uminho/Braga). A oficina tem o propósito de despertar a consciência ecológica das crianças que frequentam o 1º. Ciclo do Ensino Básico. Actividade sujeita a marcação pelo telefone 253 205 977.
6 de Junho ? 21h30
Apresentação do livro "Magia do sonho " contos infanto-juvenis, de Maria do Céu Nogueira , apresentação a cargo de Eduardo Jorge Madureira. Leitura de textos por quatro crianças: Sofia, Joana, Mariana e António. Entrada livre.
Dia 7 de Junho ? 15h00
?O S. João é uma Criança? , por Armanda Portugal.
Vamos conhecer o S. João e deixar que a curiosidade das crianças brinque com as tintas e os pincéis e faça surgir o colorido da festa. Ateliê de pintura de azulejos alusivos ao S. João, para crianças do 1.º Ciclo. Actividade sujeita a marcação pelo telefone 253 205 977.
3 a7 de Junho
Apresentação dos Produtos Finais de Área de Projecto dos alunos do 12º ano da Escola Secundária Carlos Amarante, com orientação dos respectivos professores.
Dia 3 de Junho ? 17h-20h ? Tema ACidade de Braga
Dia 4 de Junho ? 18h-20h ? Tema ?Diversidade cultural, intervenção social e solidariedade?
- 21h-23h00 ? Tema ?Problemas sociais e conflitualidade?
Dia 5 de Junho ? 18h-20h ? Diferentes temas, abordagens outras
Dia 6 de Junho ? 17h-20h ? Tema ?Ciências e Tecnologia?
Dia 7 de Junho ? 15h30-18h ? Tema ?Saúde?
11 de Junho ? 21h30
?Recordar a Música Electrónica?
Projecto desenvolvido na Fundação Bracara Augusta, no âmbito da Unidade Curricular Projecto-Seminário, da licenciatura em Educação da Universidade do Minho, por Maria Adriana Carvalho e Marta Gonçalves. Entrada livre.
Programa: Breve apresentação da Fundação Bracara Augusta pela Presidente Maria do Céu Sousa Fernandes; apresentação do projecto desenvolvido; Conferência ?Recordar a Música Electrónica?, com Rui Torrinha, Paulo Vinhas (a confirmar) e DJ Set, com projecção multimédia e acompanhamento musical (duração de 30 minutos); Debate/Avaliação.
12 de Junho ? 15h00 ?Camões contemporâneo?
A Biblioteca no âmbito da comemoração do Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas (10 de Junho), desenvolve a actividade de animação do livro e da leitura sobre o Luís de Camões. A actividade será dinamizada por José Machado. Actividade sujeita a marcação pelo telefone 253 205 977. 
Exposição temática sobre Camões.
12 de Junho ? 21h30
"Fernando pessoa (ao)vivo" ? comemoração dos 120 anos do nascimento do poeta (13 de Junho 1888-2008)
Pela máscara ou pelo espelho, pela genialidade ou pela loucura, pela magia ou fantasia, o objectivo é ir ao encontro deste poeta português intemporal. Encontro de amantes de Fernando Pessoa e da sua obra, que queiram ler os seus poemas, desenhá-los, cantá-los, animá-los de alguma forma. Aceitam-se inscrições para quem quiser participar até ao dia 11 de Junho, com indicação do texto escolhido e forma de o apresentar. Intervenção musical com Ana Miriam Teixeira. Entrada livre.
13 de Junho ? 21h00
Palestra "Inteligência emocional no dia-a-dia", proferida pela Dra. Ângela Escada. Colaborações: Câmara Municipal de Braga, Enjoy, Ginásio da Mente e Raridade. Entrada livre.
20 de Junho ? 18h30-20h00
?Caminho da Roça? , por Lívia Brasileiro
Venha conhecer um pouco da dança e da música da festa Junina Brasileira (festas de S. João). Público alvo: jovens e adultos. Local: Sala de exposições.  Actividade sujeita a marcação prévia pelo telefone 253 205 977.
21 de Junho?10h00 e 11h00
Workshop ?Orientações musicais: música para uma plateia de palmo e meio ?, por Isabel Maria Vieira Gonçalves, Joana Margarida Machado Araújo. O principal objectivo destas sessões é demonstrar possibilidades de interacção musical com bebés entre os 0 e os 48 meses que poderão servir como modelo de orientação para pais e educadores. Destinatários: bebés dos 0 aos 48 meses acompanhados de seus Pais, avós ou outros educadores. Duração 45 min.
Custo de participação 10 euros. Máximo 15 bebés.  Inscrição prévia na Sala Infanto-Juvenil até ao dia 19 de Junho.
Dia 26 de Junho?18:30
Concerto pelo Jardim de Infância e EB1 de Panoias
Serão apresentados dois Projectos de Criação Musical inspirados em dois livros de Literatura para a Infância e algumas obras para vozes e Instrumental Orff.
Direcção Musical: Ana Luísa Veloso. Colaboração: Centro de Recursos Educativos da Câmara Municipal de Braga. Entrada sujeita a marcação prévia pelo telefone 253 205 977.
Dia 26 de Junho ? 21h30
Conferência ?A Alma e Filosofia em Francisco Sanches: Médico, Filósofo, Escritor?, Orador José Antunes. Actividade organizada pela Nova Acrópole, em parceria com a BLCS. Entrada livre.
27 de Junho?21h30
Pseudo Musical - "O Doente Imaginário" de Molière, pela Companhia de Teatro Só Cenas. Venda de bilhetes no local (custo 3?).
28 de Junho ? 15h00
Animação de um conto pela Equipa de Animação da BLCS, na feira do Livro da LivroBraga, na Avenida Central. Entrada livre.
Actividades permanentes
(Marcação prévia pelo telefone 253 205 977)
Infanto-juvenis
Hora do conto
?Abre a janela. Vê e ouve. Eu conto??
Todas as terças-feiras?10h00
Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por Maria do Céu Nogueira (Alunos 1º, 2º e 3º ciclos)
?Cantar histórias? - Todas as quartas-feiras ?10h00
com acompanhamento de viola. Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por António Castanheira (Alunos 1º, 2º, 3º ciclos e adultos)
?A magia do «Era uma vez...»?
Todas as quintas-feiras? 10h00
Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por Ivone Paz Soares (Alunos 1º, 2º, 3º ciclos)
Contar, recontar e inventar ? Histórias da tradição
Todas as quintas-feiras? 15h00
Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por José Machado (Alunos do 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclos e adultos)                       
Ou
Ler, reler e tresler  ... Miguel Torga
Todas as quintas-feiras? 15h00
Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por José Machado (Alunos 3º ciclo, secundário e adultos)
?Uma cidade? 12 livros? -Dia 26 de Junho - 10h00
DESTAQUE DO MÊS? ?O aquário?, de João Pedro Mésseder.
Animação da história, pela equipa de animação da BLCS.
Hora do conto + Ateliê
Ler e pintar para preservar - Projecto ecológico de Arte ? Educação? Sexta? feira a agendar - às 9h30
Por Verónica Cavalcante e Taciana Sampaio
Narração de uma adaptação da História ?Iracema? de José de Alencar (romancista brasileiro) e de algumas lendas brasileiras. Para crianças do 1º e 2º ciclo
Remendar histórias ? 21 de Junho ? 15h00, por Lara Gonçalves
Esta actividade, destinada a crianças dos 7 aos 9 anos, prevê a recriação e manipulação de diferentes histórias que fazem parte do imaginário das crianças. (Sessões com a duração de 90 min.) Esta actividade é realizada em parceria com a Fundação Bomfim.
Sessões de cinema para Crianças e Jovens
Exibições de filmes para o público infantil e juvenil (para grupos) ao longo do mês, sob marcação prévia.
Actividades para seniores *
Hora de conto
 As histórias já cá estão?
Primeira quinta-feira de cada mês
Com José Machado
?Livros novos, as histórias de sempre?? Projecto de promoção do livro e da leitura nas instituições sociais do Concelho de Braga, por Eva Fernandes. Sujeito a marcação pelo telefone 253 205 977.
Ciclo de cinema para Seniores
A Biblioteca leva a cabo em sessões de cinema para o público sénior. Sujeitas a marcação prévia pelo telefone 253 205 977.
Formarpara autonomizar - Acção de (in)formação para utilizadores da BLCS
7 de Junho (sábado) ?10h00-12h00
 ?Informática: nunca é tarde para aprender ? ?Parte II ? Continuação das aplicações para processamento de texto; o que é uma rede; o que é a Internet; fornecedores de serviços em Portugal; pesquisa de informação: Motores de busca: GOOGLE, SAPO ETC...
Dia 18 de Junho (quarta-feira) ? 18:00-20:00
Informática: nunca é tarde para aprender ?  ?Parte I ?  ? contacto com o hardware, sua terminologia e principais aplicações para processamento de texto
Inscrições gratuitas , necessária marcação prévia pelo telefone 253 205 977 ou entrega de impresso existente na recepção da Biblioteca. Público-alvo: adultos curiosos. Programa detalhado disponível no impresso de inscrição. Acção assegurada pela equipa da BLCS?Anabela Leonor e André Coutinho.
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
Rua de S. Paulo, nº 1
4700-042 Braga - Portugal
telefone 253 205 970
fax 253 205 989
Arquivo de 2008