default-header-news
Cultura, 01.04.2008
Afonsina - Press release
A Afonsina - Tuna de Engenharia da Universidade do Minho esteve na semana passada por terras de Espanha, mais precisamente no sul, cidade de Múrcia. Participando num dos maiores festivais de tunas do mundo.

Afonsina ''conquista'' a cidade de Múrcia!
A Afonsina ? Tuna de Engenharia da Universidade do Minho esteve pela primeira vez presente no Certame Internacional de Tunas ''Costa Cálida'' 2008, que decorreu na cidade espanhola de Múrcia entre 25 e 30 de Março.
Este festival adquire uma invulgar dimensão por ser um dos mais internacionais (com quatro países representados) e também por estar inserido nas Festas da Primavera da cidade de Múrcia, festas estas reconhecidas como evento de interesse turístico internacional.
Neste festival para além da Afonsina como única representante portuguesa, estiveram também presentes tunas de Espanha, México e Colômbia.
A concurso apresentaram-se as seguintes tunas:
Tuna de la Universidad de La Sabana de Bogotá (Colombia)
Afonsina ? Tuna de Engenharia da Universidade do Minho (Portugal)
Tuna de la Universidad Autónoma de Tamaulipas (México)
Tuna Universitaria Deusto (Espanha)
Tuna Distrito de Las Palmas (Ilhas Canárias, Espanha)
Tuna Distrito Granada (Espanha)
Tuna Ingenieros Agrónomos de Córdoba (Espanha)
Para além das tunas a concurso, o festival contou também com a participação de quatro tunas murcianas, entre elas a tuna organizadora do certame, Tuna de Medicina de Múrcia.
A prestação musical da Afonsina foi reconhecida pelo júri, sendo-lhe atribuído um prestigiante prémio para 2ª Melhor Tuna, a que se juntaram também os prémios de Melhor Musicalidade e Melhor Pandeireta. Os restantes prémios ficaram assim distribuídos:
Melhor Tuna ? Tuna Universitária de Deusto
3ª Melhor Tuna - Tuna de la Universidad Autónoma de Tamaulipas
Melhor Solista - Tuna Universitária de Deusto
Melhor Montagem Original - Tuna Distrito de Las Palmas
Melhor Bandeira - Tuna Ingenieros Agrónomos de Córdoba
Melhor Passacalles - Tuna de la Universidad de La Sabana de Bogotá
A Afonsina foi bastante acarinhada pelo público do certame, bem como por toda a população murciana, granjeando a simpatia e admiração daqueles com quem a Afonsina teve a oportunidade de conviver durante estes cinco dias.
Arquivo de 2008