default-header-news
Cultura, 17.03.2008
P. ANTÓNIO VIEIRA: EXPOSIÇÃO BIBLIOGRÁFICA NA B.P.B.
Biblioteca Pública de Braga
A OBRA DO P. ANTÓNIO VIEIRA NA BIBLIOTECA PÚBLICA DE BRAGA

Associando-se às comemorações do 4º centenário do nascimento do Pe. António Vieira, a Biblioteca Pública de Braga, unidade cultural da Universidade do Minho, apresenta no átrio da Reitoria (Largo do Paço) uma exposição bibliográfica sobre o denominado ''imperador da língua portuguesa''.
Como biblioteca patrimonial que é, a BPB orgulha-se de apresentar a colecção completa, em 14 volumes, dos ''Sermões'', publicados entre 1679 e 1710, a ''História do Futuro'' de 1718, as ''Vozes saudosas da eloquência'', as ''Cartas'' (1735) e outras edições de sermões publicados no séc. XVIII, bem como diversos opúsculos com sermões publicados isoladamente, nos sécs. XVII e XVIII
São mostradas ainda edições mais recentes e variadas de sermões, cartas e outras obras publicadas já no século XX
Relativamente à bibliografia passiva pode ver-se  a ''Vida do Apostólico Padre António Vieira'', por André Barros (1746), bem como alguns estudos mais recentes, como p. ex. as ''Actas'' do congresso internacional alusivo ao terceiro centenário da morte do Pe. António Vieira ou artigos e livros do Professor Lúcio Craveiro da Silva.
Esta exposição, que mais uma vez é exemplo da riqueza das colecções de livro antigo da Biblioteca Pública de Braga, pode ser apreciada até 11 de Abril, nos dias úteis, das 9 às 17.30h.
No espaço Destaque da BPB (entrada da Praça do Municipio) evoca-se o historiador Joel Serrão, recentemente falecido.
Arquivo de 2008