default-header-news
Cultura, 02.04.2008
O rosto de Bracara Augusta: conferência
Biblioteca Pública de Braga
Dando continuidade às suas iniciativas relacionadas com a história da cidade romana que esteve na origem de Braga, a Biblioteca Pública de Braga, unidade cultural da Universidade do Minho, vai promover a realização de uma conferência que terá como título Contemplando o rosto de Bracara Augusta.

Será seu autor o doutor Rui Morais , professor auxiliar com agregação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, onde é director do Curso de Arqueologia e presidente do respectivo Conselho de Cursos.
Rui Morais é licenciado em História, variante Arqueologia, pela Fac. de Letras da Univ. de Coimbra, sendo Mestre e Doutor em Arqueologia pela Universidade do Minho, tendo a sua dissertação tido como tema ''Autarcia e comércio em Bracara Augusta no período alto-imperial'' (2005).
Realizou escavações em Braga e Vila Verde, em Atenas e Vada (Itália), tendo feito estágios para pesquisa bibliográfica em instituições universitárias inglesas e italianas e também em Beirute.
Para além de integrar a equipe do projecto de salvamento de Bracara Augusta , participa em diversos projectos de investigação em universidades portuguesas e estrangeiras.
Tem dedicado uma especial atenção ao estudo do comércio na Antiguidade e é autor de uma apreciável bibliografia (15 trabalhos publicados em actas de congressos e colóquios internacionais e mais de 20 artigos em revistas nacionais e estrangeiras).
O doutor Rui Morais resume deste modo o tema da sua conferência:
''No contexto da sacralidade do locus da antiga cidade romana de Bracara Augusta , estudámos dois pequenos bronzes (estatuetas) representativos da entidade tutelar da cidade. Tecem-se algumas considerações sobre o significado deste tipo de figuras no mundo helenístico e romano e ilustram-se com alguns exemplos mais conhecidos''.
A conferência ''Contemplando o rosto de Bracara Augusta'' realiza-se no Museu Nogueira da Silva (Av. central), no próximo dia 2 de Abril, às 21.30h ., sendo a entrada livre e gratuita.
Arquivo de 2008