default-header-news
Cultura, 27.03.2008
APRESENTAÇÃO DA OBRA ''CIDADANIA NO PENSAMENTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO''
Livraria 100.ª Página, Av. Central, Braga
Decorrerá no dia 27 de Março, às 19:00 horas, na livraria 100.º Página, na Avenida Central, n.º 118-120, em Braga, o lançamento do livro ''Cidadania no Pensamento Político Contemporâneo'' coordenado por Isabel Estrada Carvalhais, Professora de Ciência Política e Relações Internacionais da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

APRESENTAÇÃO DA OBRA ''CIDADANIA NO PENSAMENTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO''
Livraria 100.ª Página, Av. Central, Braga, dia 27 de Março, 19h00.

A apresentação da obra estará a cargo de Luís Lobo-Fernandes, Professor de Ciência Política e Relações Internacionais e pró-reitor da Universidade do Minho).

Editada pela Princípia Editora, esta obra colectiva, que no seu conjunto se propõe reflectir sobre vários temas que tocam de perto o universo da cidadania enquanto conceito central da moderna teoria democrática, tem na sua base as comunicações apresentadas durante o primeiro ciclo internacional de conferências ''Cidadania no Pensamento Político Contemporâneo'', realizado na Universidade do Minho.
O livro assenta numa estrutura composta por quatro partes profundamente interligadas. Na primeira, o leitor é convidado a pensar a cidadania numa época por alguns apelidada de pós-moderna. A segunda parte da obra prossegue com uma articulação entre cidadania e direitos do homem, reflectindo sobre diversas questões de grande actualidade. A terceira parte do livro debruça-se particularmente sobre o tema da cidadania social, hoje alvo de destaques que ameaçam a sua integridade. Por fim, a quarta parte faz uma reflexão sobre a cidadania europeia, interrogando-se sobre se o seu modelo será verdadeiramente pós-nacional (i.e. inclusão para além da nacionalidade ou antes revelador da repetição da lógica da gestão nacional).
Mais informações:
Prof.ª Isabel Estrada Carvalhais (Tel.: 253 604 520; Email: isabelestrada@eeg.uminho.pt )
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho