default-header-news
Cultura, 07.02.2008
TORGA: Conferência por Carlos Mendes de Sousa
Salão Medieval
A Exposição Comemorativa do Centenário do Nascimento de Miguel Torga, organizada pela Direcção Regional de Cultura do Norte do Ministério da Cultura, que a Biblioteca Pública de Braga trouxe a Braga, estará patente no salão Medieval da Univ. do Minho até 8 de Fevereiro.

Para concluir o programa paralelo que a acompanhou, a BPB promove a realização de uma conferência na qual o Doutor Carlos Mendes de Sousa abordará o tema ''Miguel Torga: um retrato inacabado''.
A conferência realizar-se-à no Salão Medieval, no dia 7 de Fevereiro, às 21.30 h . com entrada livre .
O doutor Carlos Mendes de Sousa é Professor Associado do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho.
Do seu currículo devem destacar-se os seguintes aspectos:
Coordenador da linha de acção ''Ciências da Literatura'', do Centro de Estudos Humanísticos da U. do Minho. Vogal da Comissão Directiva do Centro de Estudos Lusíadas (U.M.). Membro da Comissão Científica da Casa-Museu Miguel Torga (Coimbra). Co-director da Fundação Luís Miguel Nava. Co-director da revista de poesia Relâmpago . Coordenador da revista Diacrítica (série literatura).Tem publicado livros e artigos (em Portugal e no estrangeiro), especialmente sobre literatura brasileira e sobre poesia portuguesa moderna e contemporânea.
Dentre as suas publicações, relevem-se: O Nascimento da Música. A Metáfora em Eugénio de Andrade , 1992; Clarice Lispector. Figuras da Escrita , 2000 (Grande Prémio de Ensaio Literário da Associação Portuguesa de Escritores/PT); - Antologia da Poesia Experimental Portuguesa (anos 60 ? anos 80) (com Eunice Ribeiro), 2004; Miguel Torga (1907-1995) . Exposição Comemorativa do Centenário do Nascimento de Miguel Torga (Introdução, cronologia, pesquisa e selecção), 2007.
Leccionou cursos de Literatura Brasileira em Universidades estrangeiras (univ. de Hamburgo, Univ. de Gottingen, Univ. Federal do Rio de Janeiro)
No âmbito das comemorações do Centenário do Nascimento de Miguel Torga, além de ter comissariado a exposição itinerante sobre o escritor, participou em diversas iniciativas:
A convite do Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, comissariou o Colloque International Miguel Torga, realizado no Centro Cultural Calouste Gulbenkian de Paris, em 17 e 18 de Outubro de 2007.
Foi convidado para apresentar a comunicação inaugural no Colóquio Internacional sobre Torga realizado na Universidade de Hamburgo (14 e 15 de Dezembro de 2007).
Está presentemente a organizar a publicação de um volume da correspondência inédita para Miguel Torga.
No espaço Destaque a Biblioteca Pública evoca a obra da escritora francesa Simone de Beauvoir, cujo centenário de nascimento se está a comemorar.
Arquivo de 2008