default-header-news
Cultura, 29.02.2008
Babel dos Bens Comuns
A ECUM, no âmbito do actividade Percepções (projecto Sentidos da Ciência) convida a visitar a instalação de Paulo Magalhães, ''Babel dos Bens Comuns'', ainda patente no Braga Parque até à meia noite de dia 29 e que representará Portugal na Expo Saragoça 2008.
Percepções - Babel dos Bens Comuns
Paulo Magalhães e Quercus
Braga Parque
2/2/08 a 29/2/08 - últimos dias
A Expo Saragoça 2008 decorre entre 14 de Junho e 14 de Setembro e é subordinada ao tema ''A água e o desenvolvimento sustentável'', uma vez que o precioso líquido consiste num dos indicadores mais sensíveis do impacto que as alterações climáticas estão a ter no nosso planeta. A ''Babel dos Bens comuns'', pelos motivos que a seguir se explanam, será o motivo central do espaço de Portugal na respectiva EXPO.
A Torre de Babel dos Bens Comuns reúne fotografias realizadas ao longo de 25 anos de trabalho fotográfico de Paulo Magalhães (jurista, fotógrafo, ambientalista e um dos fundadores da QUERCUS ) sobre natureza que deram origem a várias exposições: Ribeira Minho(1986) Portugal Natural - Vida Selvagem em Imagem, (1993,1996) Planeta Água (2005/2007). Nesta obra optou-se por simbolizar o destino que está sancionado para o futuro dos organismos vivos e das paisagens. Cobriu-se com as fotografias um paralelepípedo de 2m x 4m x 7m que Maria de Lurdes Cravo pintou em tons quentes de amarelo e vermelho, e a que se juntaram palavras em várias línguas ilustrativas de acontecimentos que se prevêem venham  acontecer no nosso planeta.Todas as formas de vida na terra serão afectadas pelas alterações climáticas - 20 a 30 por cento delas estarão ameaçadas de extinção com uma subida da temperatura superior a dois ou três graus. O prognóstico, é alarmante. Inundações, secas e ondas de calor afectarão milhões de pessoas em todo o mundo, constatam os cientistas, segundo um estudo do IPCC.
É importante despertar consciências!!
Aceite o nosso convite. Visite a Torre e deixe o seu testemunho no caderno que se encontra para o efeito, no referido local.
Mais informações: http://www.minho-ciencias.com.pt/
Contactos:
Alexandra Nobre (Coord. Percepções)
E-mail: anobre@bio.uminho.pt
Telf: 253601540

Rute Azevedo (Secretariado)
E-mail: sentidos@ecum.uminho.pt
Telf: 253601530
Arquivo de 2008