default-header-news
Cultura, 17.01.2008
TORGA: Conferência por Luis Mourão
Salão Medieval - Largo do Paço - Braga
Oitenta pessoas estiveram presentes na sessão inaugural da Exposição Comemorativa do Centenário do Nascimento de Miguel Torga, tendo tido oportunidade de ouvir alguns dos mais conhecidos poemas do escritor através da voz de José Manuel Mendes e acompanhado uma visita conduzida pelo Doutor Carlos Mendes de Sousa.
    A exposição, organizada pela Direcção Regional de Cultura do Norte do Ministério da Cultura e tendo como mecenas a DST, é apresentada em Braga pela Biblioteca Pública, podendo ser visitada no Salão Medieval até 8 de Fevereiro.
    Dando continuidade ao programa cultural que a enriquece, a BPB promove a realização de uma conferência intitulada Torga: o legado como problema.
    Será orador o Doutor Luís Mourão, professor coordenador do Instituto Superior de Educação de Viana do Castelo, que apresenta o seguinte currículo académico: licenciatura do curso Filosófico-Humanístico da Faculdade de Filosofia de Braga (1983); Mestre em Cultura e Literatura Portuguesas ? época contemporânea, pela Universidade Nova de Lisboa (1990) ; Grau de Doutor em Estudos Portugueses, especialidade de Literatura Portuguesa do Séc. XX, pela Universidade Nova de Lisboa (1995); Agregado em Estudos Portugueses, especialidade de Literatura Portuguesa do Séc. XX, pela Universidade Nova de Lisboa (2004).
    Natural do Porto, onde nasceu em 1960 e vivendo há alguns anos em Braga, L. Mourão tem 4 livros publicados, 2 dos quais dedicados a Vergílio Ferreira, cuja obra, a começar pelos diários (''Contra-corrente'') lhe têm merecido particular atenção. O seu mais recente ensaio intitula-se ''Sei que já não, e todavia ainda'' (Coimbra, 2003).
    Tem colaborado em algumas obras colectivas, como é o caso da ''História da Literatura Portuguesa'' (vol. 7), organizada por Óscar Lopes e M. Fátima Marinho, na ''História de la Literatura Portuguesa'' editada em Madrid (2000), no ''In Memoriam de Vergílio Ferreira'', na antologia de poesia do séc. XX ''Século de Oiro'', no ''Dicionário cronológico de autores portugueses'', etc. e em diversas revistas culturais como ''Brotéria'', ''Diacrítica'', ''Cadernos de Literatura'' ''Colóquio, Letras'', ''Ciberkiosk'' e ''Inimigo Rumor''.
    Participou recentemente em Paris num colóquio dedicado a Miguel Torga e é autor de um blogue.
    A conferência de Luís Mourão realiza-se no Salão Medieval (Largo do Paço) na próxima quinta-feira, dia 17 de Janeiro (data do falecimento de M. Torga) às 21.30h, com entrada livre, o que possibilitará igualmente uma visita à exposição.
Arquivo de 2008