default-header-news
Cultura, 14.01.2008
Ópera La Cenerentola de Gioachino Rossini
A UMinho apresenta, em directo, via internet, a Ópera La Cenerentola, de Gioachino Rossini. O espectáculo será transmitido a partir do Gran Teatre del Liceu, de Barcelona, com início pelas 19h.

O ''dramma giocoso'' La Cenerentola ossia La bontà in trionfo, em dois actos, com música de Gioachino Rossini e libreto de Jacopo Ferretti sobre o conto Céndrillon ou La petite pantoufle de Charles Perrault e os libretos de Charles-Guillaume Etienne (para uma ópera de Nicolas Isouard) e de Francesco Fiorini (para uma ópera de Stefano Pavesi), foi estreado no Teatro Valle de Roma no início do Carnaval do ano de 1817.

Recebido com reticência, em breve se converteu num êxito importante, sendo representado em toda a Itália, (no La Scala realizaram-se quarenta e quatro representações) passando depois à Europa e à América (em Nova Iorque foi cantado por uma juveníssima Malibran em 1825) e foi traduzido a muitos idiomas. Em Barcelona estreou-se no ano seguinte, em 1818, no Teatre de la Santa Creu, e no Liceu em 1854.

A acção situa-se em época indeterminada nos domínios do príncipe de Salerno.
________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Telef. 253 601109
Fax. 253 601105
gcii@reitoria.uminho.pt
Arquivo de 2008