default-header-news
Cultura, 10.01.2008
MIGUEL TORGA: Exposição Comemorativa do Centenário do Nascimento
Salão Medieval - U.Minho
A Biblioteca Pública de Braga, unidade cultural da Universidade do Minho vai apresentar no Salão Medieval, a partir de 10 de Janeiro, a grande Exposição Comemorativa do Centenário do Nascimento de Miguel Torga (1907-1995).

Exposição Comemorativa do Centenário do Nascimento de Miguel Torga
Salão Medieval da Universidade do Minho, 10 de Janeiro
Trata-se de um projecto da Direcção Regional de Cultura do Norte, organismo do Ministério da Cultura, sedeado em Vila Real, que assim assinalou condignamente o centenário de um dos mais importantes autores da língua portuguesa. O seu comissário foi o Doutor Carlos Mendes de Sousa, professor do Instituto de Letras da Universidade do Minho, o design, a concepção e montagem são da responsabilidade de Laura Castro e Humberto Nelson, sendo o mecenas exclusivo da exposição a empresa DST Domingos da Silva Teixeira, SA, de Braga.
A exposição é composta por um vasto conjunto de painéis que retratam a vida e obra de Torga.
De acordo com Carlos Mendes de Sousa, ''a ordenação de uma vida, a partir dos dados exteriores, impõe-se naturalmente numa mostra comemorativa do centenário do nascimento. O itinerário apoiado na linha do tempo pode ser a primeira porta de acesso à exposição. Nas suas etapas mais significativas, dar-se-á a conhecer o trajecto delineado pela vida e pela obra de Miguel Torga, revelando-se, deste modo, a extensão e a coerência do percurso de um dos maiores escritores de língua portuguesa do século XX. Pretendendo que a presente mostra sirva de ponto de partida para um conhecimento efectivo da obra torguiana, optou-se pela inclusão de excertos do próprio autor no painel da cronologia, a enquadrar situações, a revelar momentos e lugares, a conduzir, enfim, ao caminho da leitura.''
Para além da biografia exibida cronologicamente e ilustrada com significativa iconografia surgem ainda ''3 painéis temáticos (''Retrato'', ''O chão e o verbo I'', ''O chão e o verbo II'') que apresentam alguns testemunhos e depoimentos críticos sobre Torga, mas propõem-nos essencialmente as palavras do autor. Também este caminho se impôs: apresentar os versos e as reflexões do escritor sobre si mesmo, sobre as suas obsessões, sobre a própria criação.''
No centro do Salão Medieval o visitante deparará com uma estrutura onde se podem apreciar manuscritos originais do autor, cartas de alguns dos mais importantes vultos da literatura portuguesa, recortes de jornais e revistas que se referem ao autor, peças de um processo da PIDE, revistas e jornais em que Torga colaborou, as primeiras edições dos seus livros, algumas traduções e objectos de uso pessoal (a caneta, o relógio, documentos), para além da secretária do seu consultório e da máquina de escrever. Um busto da autoria de Luís Fernandes e 2 retratos, pintados por Guilherme Filipe e Isolino Vaz completam a exposição.     
Num espaço apropriado podem ainda ser vistos 2 filmes sobre Torga.
A abertura da exposição está marcada para as 21h30, do dia 10 de Janeiro.
Nesta sessão usarão da palavra a Drª Helena Gil, Directora Regional da Cultura do Norte e o Comissário da Exposição, Doutor Carlos Mendes de Sousa que guiará uma visita, havendo ainda oportunidade para se assistir a um recital de poesia torguiana, dita por José Manuel Mendes.
A exposição estará patente nos dias úteis, das 9 h às 12:30 h e das 14 h às 17:30 h e será enriquecida com algumas actividades paralelas:
            17 Janeiro 2008, 21:30 h
                        Conferência pelo Doutor Luís Mourão, professor da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo - Torga: o legado como problema
            23 Janeiro 2008, 18:00 h
Conferência pela Drª Sara Reis da Silva, professora do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho - Respiro o ar peninsular: Miguel Torga e a identidade ibérica
            31 Janeiro, 21.30 h
                        Recital pelo Sindicato de Poesia
            7 Fevereiro 2008, 21:30 h
                        Conferência pelo Doutor Carlos Mendes de Sousa, professor do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho - Miguel Torga: um retrato inacabado
No átrio do Salão Medieval a Biblioteca Pública de Braga apresenta igualmente uma exposição bibliográfica sobre Miguel Torga, com livros e revistas das suas colecções.
Como complemento à exposição foi publicado um catálogo que pode ser apreciado no local, bem como uma brochura que será distribuída aos visitantes.
A B.P.B. apresenta ainda no Átrio da sua entrada principal (Praça do Município) uma pequena mostra bibliográfica dedicada ao Padre Doutor Avelino de Jesus da Costa, de cujo centenário de nascimento se iniciou a comemoração.
________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Telef. 253 601109
Fax. 253 601105
gcii@reitoria.uminho.pt
Arquivo de 2008