A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva acolheu ontem, dia 14 de Janeiro, pelas 10h30, na sala de exposições, duas actividades integradas no âmbito da exposição intitulada ''Harry Potter: a ciência por detrás da magia ficcional''.
Estas actividades, ligadas à ciência, são da responsabilidade do
Departamento de Física da Universidade do Minho, sob
coordenação de
Bernardo Almeida e Sandra Carvalho
(Profs. Auxiliares do Departamento de Física da UM). As
actividades realizadas foram: ?O pião aprendiz de
feiticeiro?
e ?A Magia das
Descargas Eléctricas?
pelos professores José Carlos Gomes
e Doutor Boris Bret do Departamento de Física da Universidade do
Minho, onde estiveram envolvidos alunos do Colégio Nossa Senhora
das Graças.
Não podemos esquecer que todos os livros e filmes de Harry Potter
são um fenómeno de popularidade, que atraem os jovens
massivamente. Consequentemente, a iniciativa ?Harry Potter - a
ciência por detrás da magia ficcional?, a decorrer na Biblioteca
Lúcio Craveiro da Silva durante o mês de Janeiro, é sem dúvida
alguma uma oportunidade de ouro para atrair os jovens para a
Ciência, mais concretamente para a Física, através de uma
abordagem descontraída, apelativa, lúdica, divertida, mas
responsável. Encontrar um elo de ligação entre a Física e a dita
magia de Harry Potter tornou-se de facto um desafio para os
Docentes e Investigadores do DF/CF envolvidos nas várias
actividades propostas.
Serão realizadas ainda durante o mês de Janeiro e Fevereiro
palestras e actividades experimentais, sob coordenação do
Departamento de Física, pensadas para alunos do Ensino Básico, 2º
e 3º ciclos e Secundário, sujeitas a marcação prévia pelo
telefone 253 205 977. Serão elas:
Actividade 1 - Experimental
- título da actividade: A Magia do Vácuo -
Experiências e curiosidades envolvendo o vácuo. Por exemplo: o
que acontece a um balão em vácuo, à propagação do som, aos
líquidos?.
Dia 23 de Janeiro - manhã ou tarde
- público a que se destina:
Alunos do 2 e 3º
ciclo
- pessoa coordenadora da actividade:
Prof.
Carlos Tavares
Actividade 2 ? Palestra com Demonstração
Experimental
- título da actividade: Inteligência..... nos sapatos! -
Será mostrado e discutido o desenvolvimento de
novos materiais denominados ?materiais inteligentes? que poderão
ser utilizados tanto para a geração de energia como para a
monitorização de sinais vitais, forças, deformações entre outras.
Será discutida a utilização destes materiais no vestuário,
especialmente nos sapatos.
Dia 30 de Janeiro ? manhã ou tarde
- público a que se destina:
Alunos do 3º ciclo e
secundário
- pessoa coordenadora da actividade:
Prof.
Senentxu Lanceros-Mendez
Actividade 3 ? Palestra
- título da actividade: A magia da Visão -
Mais
do que qualquer um dos outros sentidos a visão sempre fascinou o
homem. Foi no entanto necessário esperar até ao século XVII para
que Johannes Kepler mostrasse claramente como o olho funciona do
ponto de vista óptico e para que Isaac Newton clarificasse as
relações entre a luz e as cores que observamos. Hoje conhecemos
muito sobre a óptica do olho, desenvolvemos tecnologias avançadas
para caracterizar o seu funcionamento, mas sabemos relativamente
pouco sobre como é processada informação visual pelo cérebro.
Nesta palestra serão abordados alguns tópicos curiosos da
história da visão como alguns aspectos do conhecimento actual
sobre a forma como funciona a visão. Serão também demonstrados
com o auxílio de ilusões alguns aspectos em que o nosso sistema
visual falha redondamente.
Dia 6 de Fevereiro - 14h30m
- público a que se destina:
Alunos do ensino
básico e secundário
- pessoa coordenadora da actividade:
Dr. Paulo
Pinto
Actividade 4 ? Palestra com demonstração
experimental
- título da actividade:É possível levitar
no mundo dos Muggles ?
A Supercondutividade e a Levitação Magnética -
A supercondutividade é apresentada
partindo das primeiras medidas efectuadas em metais e ligas
metálicas em 1911, até aos compostos óxidos descobertos a partir
dos anos 80. Discute-se a superfluidez observada no hélio líquido
e a condensação Bose-Einstein, em seguida justifica-se o modelo
que descreve a supercondutividade a partir do conceito dos pares
de Cooper. Também são apresentadas algumas propriedades tais como
o efeito Meissner, ou o efeito Josephson. A seguir, no caso
especifico de YBa2
Cu3
O7-d
, vê-se
o processamento simplificado deste material supercondutor e, no
final, usa-se uma amostra de supercondutor à temperatura do azoto
líquido para mostrar o efeito Meissner, ou levitação magnética.
Dia 11 de Fevereiro ? manhã ou tarde - + tempo de
demonstração
- público a que se destina:
Alunos do 3º ciclo e
secundário -
- pessoa coordenadora da actividade:
Professores
M. Vasilevskiy e M. Pereira
Actividade 5 ? Actividade Experimental
título da actividade: O pião aprendiz de feiticeiro -
breve descrição:
Pretende-se nesta actividade
mostrar a levitação de um pião baseado num fenómeno conhecido
como "levitação magnética estabilizada por rotação". O efeito é
conseguido fazendo rodar um íman (em forma de pião) a alguns
centímetros acima de uma base, na qual se coloca um outro íman,
em forma de um anel. O íman em rotação, efectivamente um dipolo
magnético, vê o seu peso ser compensado por uma força magnética,
fruto da interacção ente o seu momento dipolar magnético com o
campo magnetostático da base. O resultado é a levitação do pião
num movimento de rotação estável que pode ser observado em
contínuo.
Dia 20 de Fevereiro ? manhã ou tarde
- público a que se destina:
Alunos do 3º ciclo e
secundário
- pessoa coordenadora da actividade:
Prof. José
Carlos Gomes e Doutor Boris Bret
Actividade 6 ? Actividade Experimental
título da actividade: Ver a alma do fogo -
Variações da densidade de um meio óptico são
geralmente acompanhadas pela variação do seu índice de refracção,
a razão entre a velocidade daluz nesse meio e a velocidade da luz
no vazio. Uma forma, bastante impressionante, de ver variações do
índice de refracção de um meio é através a utilização de um
qualquer interferómetro. Nesta actividade pretende-se mostrar
como varia a densidade (ou seja, a temperatura) de uma chama
usando para tal um interferómetro de Michelson. A observação do
padrão de interferência revela assim características físicas da
chama não detectáveis a olho nu.
Dia 20 de Fevereiro ? manhã ou tarde
- público a que se destina:
Alunos do secundário
- pessoa coordenadora da actividade:
Prof. José
Carlos Gomes e Doutor Boris Bret
Actividade 7 ? Actividade Experimental
título da actividade: Como saber o tamanho de um cabelo ?
da bruxa malvada... -
Em parte relacionada com o
fenómeno físico abordado na actividade anterior, propõe-se neste
caso medir (ou apenas comparar qualitativamente) a espessura de
cabelos de diferentes pessoas através do padrão de difracção que
estes produzem quando iluminados por um laser de He-Ne. Ambos os
efeitos descritos nas actividades 2 e 3, resultam na natureza
ondulatória de luz. Fenómenos similares podem ser facilmente
observados, por exemplo, nos padrões formados pelas ondas em
superfícies de lagos ou tanques.
Dia 20 de Fevereiro ? manhã ou tarde
- público a que se destina:
Alunos do secundário
- pessoa coordenadora da actividade:
Prof. José
Carlos Gomes e Doutor Boris Bret
Actividade 8 ? Palestra
- título da actividade: O jogo Quidditch -
Os divertimentos dos parques de diversão exploram
muito o movimento de rotação e a consequente aceleração. Nós
iremos olhar para a física do movimento de rotação aplicada a
diversos desses divertimentos e perceber como ela é usada para
criar situações que estimulam a surpresa e até o medo.
Dia e hora a definir
- público a que se destina:
Alunos do 3º ciclo e
secundário
- pessoa coordenadora da actividade:
Prof. Nuno
Peres
Actividade 9 ? Actividade experimental
- título da actividade: A Tecnologia de Reconhecimento de
voz -
Esta actividade tem como objectivo principal
analisar e identificar as características e qualidades de sons
emitidos por diferentes fontes sonoras, entre os quais o diapasão
e vários instrumentos musicais (tambor, xilofone, flauta e
viola), com recurso a um osciloscópio. Será possível observar que
o som produzido por um diapasão é característico por ter apenas
uma frequência e por isso, é designado puro. Também se verificará
que a maior parte dos sons, não são simples ou puros, mas
resultados de várias frequências, sendo designados por isso por
sons complexos. Tal como a nossa voz!!!
Dia 13 de Fevereiro ? manhã ou tarde
- público a que se destina:
Alunos do 3º ciclo e
secundário
- pessoa coordenadora da actividade:
Engº José
Cunha
Actividade 10 ? Palestra
- título da actividade: ?Viagens no tempo? -
Visitar o passado e o futuro é um desejo da
humanidade, pelo menos de uma grande parte dela. Será possível
que os cientistas descubram as condições que permitam assistir ao
nosso próprio nascimento? Será que poderemos ver os números que
serão sorteados no Euromilhões da próxima semana? Antes de
abordar este problema, deveremos em primeiro lugar tentar saber o
que é o tempo. Nesta palestra/conversa será discutida a noção de
tempo e também a possibilidade/impossibilidade de viajar no
tempo. Nesta abordagem serão tomados em conta alguns factores
como as comunicações, a velocidade da luz, as dimensões
cosmológicas, a resistência do corpo humano, etc.
Dia 13 de Fevereiro - - manhã ou tarde
- público a que se destina:
Alunos do 3º ciclo e
secundário
- pessoa coordenadora da actividade:
Prof. Luís
Cunha
Actividade 11 ? Actividade Experimental
- título da actividade: Poções Mágicas -
as substâncias podem ser classificadas como ácidos
e bases. Será possível distingui-las graças à magia da Couve
Roxa? Vem aprender a preparar Poções Mágicas, para depois fazeres
o mesmo em casa, utilizando coisas simples do teu dia-à-dia, tais
como copos de iogurte, colheres de café, microondas, água,
vinagre, limão, sabão?.
Dia 23 de Janeiro ? manhã
- público a que se destina:
Alunos do Ensino
Básico
- pessoa coordenadora da actividade:
Drª Mariana
Marques
Actividade 12 - Palestra
- título da actividade: Há de facto Materiais
Inteligentes? -
Até muito recentemente, os períodos de
desenvolvimento tecnológico têm estado associados às alterações
na utilização de materiais (p.e. idades da pedra, bronze e
ferro). O significativo crescimento da capacidade de
processamento e armazenamento de informação, associado ao
desenvolvimento de novos materiais, conduziu a uma nova família
de materiais e estruturas.
Estes novos materiais, chamados de inteligentes, são capazes de
realizar tarefas devido às suas propriedades intrínsecas e devido
à sua sensibilidade e actuação podem ser utilizados no
desenvolvimento de sensores, actuadores e produtos
multifuncionais, podendo deste modo ser parte integrante das
estruturas e sistemas inteligentes, que contribuirão
decisivamente para a melhoria da qualidade de vida num futuro
próximo.
Dia 20 de Fevereiro ? manhã ou tarde
- público a que se destina:
Alunos do 3º ciclo e
secundário
- pessoa coordenadora da actividade:
Prof. Luís
Rebouta