default-header-news
Cultura, 27.11.2007
Exposição sobre o BICENTENÁRIO DA PARTIDA DA CORTE PARA O BRASIL
Reitoria - U.Minho
Organizada pelo Arquivo Distrital de Braga, Unidade Cultural da Universidade do Minho, encontra-se patente ao público no átrio da reitoria, no Largo do Paço, Braga, a exposição intitulada ''Bicentenário da partida da corte para o Brasil. 27 de Novembro de 1807''.

A mostra reúne um conjunto significativo de documentos manuscritos originais pertencentes ao ''Arquivo do conde da Barca'' existente no A.D.B. e pretende evocar a sucessão vertiginosa de acontecimentos registados entre 1796, ano do envolvimento de Portugal na luta contra o expansionismo francês, e Novembro de 1807, mês em que sucede o acontecimento mais significativo da crise do Antigo Regime português: a partida da corte para o Brasil e a invasão de Portugal pelas tropas francesas comandadas pelo general Jean-Andoche Junot, portadoras dos ideais da Revolução de 1789.
Perante a ameaça francesa, a corte portuguesa embarcou no cais de Belém no dia 27 de Novembro e, dois dias depois, a frota fez-se ao mar rumo ao hemisfério sul. A estratégica decisão do príncipe regente, para além de ter permitido conservar a soberania de Portugal na casa de Bragança, marcou, também, a transferência da estrutura governativa para o Rio de Janeiro, onde permaneceria até 1821.
O Arquivo Distrital de Braga associa-se, assim, às comemorações desta efeméride, símbolo do património histórico luso-brasileiro, que se realizarão dos dois lados do Atlântico.
A Biblioteca Pública de Braga acompanha o Arquivo Distrital fornecendo um conjunto de ''proclamações'' e de panfletos satíricos coevos que reflectem as primeiras reacções lusas à ocupação francesa.
A mostra estará patente no átrio da reitoria da Universidade do Minho entre os dias 27 de Novembro e 21 de Dezembro, de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17h30m.
Henrique Barreto Nunes
Director do Arquivo Distrital de Braga / Universidade do Minho
Largo do Paço
4704-553 Braga
Portugal
Tel. 253 601178
Arquivo de 2007