default-header-news
Cultura, 13.12.2007
''Casas de escritores no Minho''
BPB - Braga
A Biblioteca Pública de Braga, unidade cultural da Universidade do Minho, vai apresentar no próximo dia 13 de Dezembro o livro Casas de Escritores no Minho.

O seu autor é o jornalista Secundino Cunha, sendo a obra ilustrada com fotografias antigas das referidas casas e outras actuais, da autoria de Sérgio Freitas.
''Casas de Escritores no Minho'' é um livro que, através da palavra e da imagem, evoca a vida e as vivências de alguns dos mais importantes autores portugueses no ambiente das suas residências minhotas, como é o caso de Francisco Sá de Miranda (Carrazedo), Camilo Castelo Branco (Seide), Teixeira de Queirós/Bento Moreno (Arcos de Valdevez), João Verde (Monção), Alfredo Pimenta (Guimarães), Luís de Almeida Braga (Gondarém), António Correia de Oliveira (Belinho), Conde de Aurora (Ponte de Lima), Tomás de Figueiredo (Arcos de Valdevez), Raul Brandão (Guimarães), Aquilino Ribeiro (Romarigães), António Pedro (Moledo), Pedro Homem de Melo (Afife) e Ruben A. (Montedor).
O autor do trabalho, Secundino Cunha, nasceu em 1967 em Amares. É jornalista profissional desde 1990, tendo sido repórter e editor da Rádio Antena Minho, delegado em Braga do jornal ''Correio da Manhã'' até Outubro de 2007, sendo actualmente Editor Norte, no Porto, do referido jornal.
A obra será apresentada pelo doutor José Cândido Martins, professor da Faculdade de Filosofia de Braga, que à obra de diversos escritores minhotos tem dedicado particular atenção e do qual foi editada recentemente a sua tese de doutoramento sobre Fidelino de Figueiredo.
A sessão promovida pela BPB realiza-se no Museu Nogueira da Silva (Avenida Central, 61, Braga). No local estará patente uma exposição fotográfica de Sérgio Freitas sobre as casas referidas no livro, bem como uma mostra bibliográfica relativa aos escritores nele evocados.
Arquivo de 2007