default-header-news
Cultura, 03.12.2007
Agenda Cultural BLCS - Dezembro
BLCS
Veja aqui todas as actividades da Biblioteca Craveiro da Silva para o mês de Dezembro.

Exposições temporárias
...a 15 de Dezembro
Exposição de ''Camilo Pessanha (1867-2007): um poeta ao longe'', no âmbito da comemoração dos 140 anos do seu nascimento. Exposição organizada pela Associação Wenceslau de Morais.
17 a31 de Dezembro
Exposição de painéis ''Ó Vasco, tens cá disto?'' - O actor, o autor e o homem ? Vasco Santana, exposição itinerante cedida pela Sociedade Portuguesa de Autores.
3 a31 de Dezembro
Exposição de pintura Arte Sacra de Porto Maia.
Apresentação de livros
Dia 15 de Dezembro? 15h30
Apresentação do livro ''No infinito: poesia'' de Ana Guerreiro dos Santos, editado pelo Grupo Criador Editora. ''E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.'' (Eclesiastes 12:7). A sessão será acompanhada por um momento de poesia e música na voz de Augusto Canetas.
Conferências, ateliês e outras acções
Dia 7 de Dezembro ? 18h00
''A Influência do Português no Cantonês de Macau'', proferida pela Doutora Sun Lam , Directora do Instituto Confúcio da Universidade do Minho. Esta conferência enquadra-se no âmbito da exposição de ''Camilo Pessanha (1867-2007): um poeta ao longe'', no âmbito da comemoração dos 140 anos do seu nascimento.
10 a15 de Dezembro - ''Livros à mão'' Feira do livro - em colaboração com a Livraria LibroBraga. Entrada livre.
Dia 10?Ateliê ''Palavras-chave'' ?  10h00 e 15h00
Objectivos desta actividade: Promover a leitura e o gosto pela escrita. Desenvolver a criatividade e o sentido estético e as capacidades de expressão e de comunicação. As actividades a desenvolver neste projecto ? um conjunto de jogos ? pretendem tirar partido do significado das palavras que se dobram e desdobram ou se escondem por trás de uma ideia. Concepção e realização: Ana Mantero e Maria João Gromicho. Público-alvo: Alunos do 1º ciclo (4º ano). Número de participantes: mínimo 15 e máximo 25. Duração: 90 minutos (por grupo). Esta actividade realiza-se em parceria com a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas no âmbito das itinerâncias culturais. Necessária marcação prévia pelo telefone 253 205 977.
Dia 13 de Dezembro ? 21h30
Conferência ''Plantas bíblicas e os seres humanos'' proferida pelo Professor Doutor Jorge Paiva da Universidade de Coimbra, organizada pelos Professores de Biologia e Geologia da Escola Secundária Carlos Amarante. Entrada livre.
Dia 14 de Dezembro ? 15h00
Animação da história ''ANascente de Tinta'' a realizar pelo autor do livro Pedro Seromenho Rocha, no âmbito da Feira do livro ''Livros à Mão''.
Esta sessão será acompanhada da dramatização da história do menino Gonçalo (personagem principal do livro), duma forma animada, com projecção de imagens extraídas do livro. Entrada gratuita, sujeita a marcação prévia pelo telefone 253 205 977.
Dia 15 de Dezembro ? 15h00
''Vamos Inventar Histórias'', com Armanda Portugal
Narração do conto ''A prenda de Natal do Henrique Semprespera'', de John Burningham, seguido da sua reinvenção ilustrada. A actividade destina-se a crianças dos 6 aos 10 anos. Entrada gratuita, sujeita a marcação prévia pelo telefone 253 205977.
Dia 18 de Dezembro ? 15h00
Animação do Conto de Natal ''Babushka'' de Sandra Ann Horn.
Actividade organizada pela equipa de animação da BLCS, com o apoio da Associação Juvenil Fazer Acontecer.
No final da história haverá uma sessão de pinturas faciais alusivas à quadra natalícia, levada a cabo por Verónica Cavalcante e Taciana Sampaio. Para crianças dos 4 aos 8 anos. Entrada gratuita, sujeita a marcação prévia pelo telefone 253 205 977.
Dia 21 de Dezembro ? às 15h00
Peça de teatro ''Uma noite de Natal'' adaptada e representada pelo Grupo Magma, por altura da comemoração do 3º aniversário da Biblioteca. Entrada gratuita, sujeita a marcação prévia pelo telefone 253 205977.
Dia 22 de Dezembro?15h00
''O Pai Natal traz poesia'' por Amândio Antunes.
A actividade passa pelo encontro com o jovem poeta Amândio Antunes, onde se pretende promover não só o incentivo à leitura, mas também o contacto com a escrita, por meio da poesia contada directamente pelo poeta. Desse contacto, nasce o gosto pela leitura da poesia e pela criação textual. As crianças vão ao encontro do mundo da poesia, através da leitura de alguns poemas, onde serão incentivadas posteriormente a proferirem algumas palavras e frases passíveis de serem compiladas, de forma a ser escrito um poema. Esta actividade destina-se a crianças até aos 10 anos. Duração de 1 h. Necessária marcação prévia pelo telefone 253 205 977.
Actividades permanentes *
(necessária marcação prévia pelo telefone 253 205 977)
Actividades infanto-juvenis
Hora do conto + Oficina ''Percepções em laranja'' - Todas as segundas-feiras -10h00
Actividade em parceria com a Escola de Ciências da Universidade do Minho (UM), no âmbito do Projecto -  Sentidos da Ciência, Actividade 1 - Percepções.
Hora do conto ''Como se faz cor de laranja'' de António Torrado. Após o conto, as crianças são convidadas a expressarem o que ouviram e serão conduzidas para a oficina onde será abordada uma temática específica da Ciência. Em cada segunda-feira do mês será abordado um tema diferente:
Dia 3 de Dezembro - ''A Cidade do Futuro'' com o Professor Mário Almeida (Depto. Física da Universidade do Minho) - Como será a vida numa cidade no futuro? Habitação, comércio, indústria, transportes, serviços, escolas, hospitais, desporto e lazer, comunicações, tratamento de lixos, energia, ambiente e arquitectura, como serão? Pensa e constrói uma cidade.
Dia 10 de Dezembro - ''Moléculas laranja'' com a Professora Paula Bettencourt (Depto. de Química da UM). Após o conto a partir de fotografias/objectos laranjas, as crianças constroem modelos de algumas moléculas que os constituem.
''Brincando com o Inglês'' ? Temática ''Festivities - Christmas'' -  Todas as quartas-feiras do mês ? 11h00 por Cidália Silva
Objectivos: Familiarizar os alunos com a língua Inglesa, recorrendo a actividades lúdicas (jogos, musica, imagens?); Complemento às noções básicas da língua Inglesa de forma a facilitar a sua aprendizagem na escola; Incutir nas crianças a importância da língua Inglesa nos dias de hoje; Suscitar o interesse na aprendizagem de uma língua estrangeira. Para crianças do 1º ciclo.
''Ler e Pintar para Preservar - Projecto Ecológico de Arte-Educação'' por Verónica Chaves Cavalcante e Taciana Sampaio - Todas as sextas-feiras ? 10h00
Narração de uma adaptação da História ''Iracema'' de José de Alencar (romancista brasileiro) e de algumas lendas brasileiras. Este projecto visa despertar o hábito da leitura nas crianças do primeiro e segundo ciclos, assim como propiciar a curiosidade em relação às florestas tropicais e à sua preservação. No final da história terá lugar um ateliê no qual as crianças sentirão parte da narrativa, pois terão os rostos pintados com os animais da floresta e da história. Para crianças do 1º e 2º ciclos.
Hora do conto
''Abre a janela. Vê e ouve. Eu conto?''
Todas as terças-feiras - 10h00
Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por Maria do Céu Nogueira (Alunos 1º, 2º e 3º ciclos)
''Cantar histórias'' - Todas as quartas-feiras - Às 10h00
com acompanhamento de viola. Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por António Castanheira (Alunos 1º, 2º, 3º ciclos e adultos)
''A magia do «Era uma vez...»''
Todas as quintas-feiras - às 10h00
Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por Ivone Paz Soares (Alunos 1º, 2º, 3º ciclos)
Contar, recontar e inventar ? Histórias da tradição
Todas as quintas-feiras - às 15h00
Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por José Machado (Alunos do 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclos e adultos)
Ou
Ler, reler e tresler  ... Miguel Torga
Todas as quintas-feiras - às 15h00
Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por José Machado (Alunos 3º ciclo, secundário e adultos)
Sessões de cinema para Crianças e Jovens
Exibições de filmes alusivos à quadra natalícia para o público infantil e juvenil (para grupos) ao longo do mês, sob marcação prévia.
Actividades para seniores
Dia 5 de Dezembro - 15h
Hora de conto para Seniores - ''As histórias já cá estão'', Com José Machado
''Toda a gente gosta de uma história, toda a gente quer saber como é que começaram e como é que terminam as histórias dos outros, toda a gente tem curiosidade de saber o que está no livro que o outro lê, portanto, nunca é demais ouvir e conversar sobre as histórias, sejam elas dos livros ou da própria vida corrida de cada um. As histórias dão que falar e dão que pensar e até dão que ver, mas precisam de se conhecer, de se ouvir ou de se ler. As horas do conto são horas assim. Marque a hora ou apareça à hora marcada, que as histórias já cá estão.'' (José Machado)
Ciclo de cinema para Seniores
A Biblioteca leva a cabo em sessões de cinema para o público sénior. Sujeitas a marcação prévia pelo telefone 253 205 977.
Horário da Biblioteca : segundas e sábados: 9h30-12h30 e 14h00-18h00; terças a sextas-feiras: 9h00-20h00
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva - Rua de S. Paulo, nº 1 - 4700-042 Braga
Telefone: 253 205 970 -  Fax: 253 205 989 - http://www.blcs.pt
Arquivo de 2007