umdicas-ng-cidadebercoonline
Cultura, 10.11.2007
Tunídeos conquistam “Cidade Berço”
UMinho - Azurém
Os Tunídeos - Tuna Masculina da Universidade dos Açores venceram os prémios de "Melhor Tuna", "Tuna mais Tuna" e "Melhor Pandeireta" no festival de tunas organizado pela Afonsina. A quarta edição do "Cidade Berço" conquistou os vimaranenses que encheram, no passado fim-de-semana, o Auditório Nobre da Universidade do Minho, no campus de Azurém.
Fotos brevemente disponiveis online na Galeria BIG
Este "Cidade Berço" contou com "um leque de tunas cuja qualidade musical e espírito académico têm créditos dados por esse mundo fora", afirmou António Freitas. As tunas a concurso, além dos Tunídeos, foram a Tuna Universitária do Porto (TUP), a Tuna Académica de Lisboa (TAL) e a Luz&Tuna - Tuna da Universidade Lusíada de Lisboa. Extra-concurso actuou a Tuna Universitária do Minho. A TUP venceu os prémios de "Segunda Melhor Tuna", "Melhor Solista" e "Melhor Instrumental". A TAL protagonizou a "Melhor Serenata" e o "Melhor Porta-Estandarte".
Os pandeiretas dos Tunideos em perfeita sintonia
Após seis anos de interregno, o regresso do festival de tunas organizado pela Afonsina foi na opinião do magister da tuna, António Freitas, "claramente positivo" e deixou na Afonsina a "vontade de organizar a V edição". Surpreendidos por na noite de sexta-feira a Oliveira ter enchido para ouvir as serenatas das tunas, a Afonsina congratulava-se com o espectáculo proporcionado. "Foi bonito de ver", sentenciou "Metralha", Tuno da Afonsina.
Não só estudantes ou vimaranenses assistiram ao IV Cidade Berço. Tiago Melo, de onze anos, acompanhava a mãe e, em declarações ao UMDicas, afirmou "Gostei da tuna dos Açores! Eram muito animados". Já Regina Assunção viajou de Cabeceiras de Basto, acompanhando uma amiga, e descreveu a actuação da TUP como "muito boa".
A Tuna Universitária do Porto em destaque com o seu instrumental
Afonsina extra "Cidade Berço"
Extra "Cidade Berço", a Afonsina tenciona continuar com o "Desfile de Serenatas", em Dezembro e Maio, pelas ruas de Guimarães. Nessas noites, a Afonsina fará uma serenata a "todas as donzelas com uma capa na janela".
A Tuna de Engenharia da Universidade do Minho prepara-se, também, para lançar o novo site (www.afonsina.no.sapo.pt), onde se poderá encontrar todas as informações sobre a Tuna, bem como de todas as edições do Cidade Berço.
Texto: José Ribeiro
Arquivo de 2007