umdicas-ng-xiiitrovas-art--3-
Cultura, 03.11.2007
Tuna D´Elas vence o XII Trovas
UMinho
A Tuna Feminina Universitária do Minho - Gatuna, realizou no passado fim-de-semana no Parque de Exposições de Braga (PEB) o XII Trovas - Festival de Tunas Femininas de Braga. A Tuna D'Elas - Tuna Feminina da Universidade da Madeira foi a grande vencedora do certame deste ano.
                                                            Fotos disponiveis online na Galeria BIG
O XII Trovas - Festival de Tunas Femininas de Braga dominou o panorama cultural em Braga no passado fim-de-semana. A Gatuna, recebeu em Braga para o seu certame a Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto, Tuna D´Elas - Tuna Feminina da Universidade da Madeira, Tuna Feminina da Universidade Católica do Porto, TFIST, Tuna Feminina do IST - Lisboa e TUNAFE - Tuna Feminina da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Com o evento a realizar-se no dia 3 de Novembro no PEB, foi no entanto no Restaurante Panorâmico da Universidade do Minho que tudo começou.
Grande jantar de recepção do TROVAS às tunas participantes desta XII edição
A Tuna Feminina Universitária do Minho - Gatuna, foi a anfitriã do Grande Jantar de Recepção do TROVAS às Tunas Participantes desta XII edição. O jantar teve início às 21h00 com todas as Tunas convidadas, e o espírito Tunal esteve bem presente durante toda a noite, com muita música regada com bom vinho para afinar as gargantas. Esta noite, é de especial importância para a Gatuna, porque é a noite em que as caloiras que fazem parte da Tuna se tornam "verdadeiras Gatunas". Uma noite de muita emoção, lágrimas de alegria e sobretudo confraternização. A noite seguiu depois para o Bar da Associação (BA), onde as Tunas tiveram uma noite das arábias, com a festa das "1001 noites".
Passa-calles feminino da cidade de Braga
O dia seguinte foi preenchido com o desfile das Tunas presentes no XII Trovas no centro da cidade de Braga. Este desfile percorreu as ruas mais emblemáticas de Braga, divertindo e oferecendo música por onde passava, interagindo com as pessoas que se deliciavam a ouvir as melodias cantadas.
E finalmente... o XII Trovas
Percorridas as ruas de Braga, foi a vez de o PEB receber os sons e melodias do Trovas. Com o auditório praticamente cheio, as tunas deram espectáculo para mais tarde recordar. Coube à Tuna Universitária da Universidade do Minho, a honra de abrir o XII Trovas. Após esta actuação foi a vez de as Tunas a concurso entrarem em palco, enchendo de música, cor e magia o auditório do Parque de Exposições de Braga. Um dos muitos momentos altos da noite, aconteceu durante a actuação da Gatuna, com a promoção das caloiras ao estatuto de "Gatuna".
A Tuna D´Elas - Tuna Feminina da Universidade da Madeira, foi a grande vencedor desta edição. Nos prémios a concurso, a Tuna D'Elas venceu a Melhor Porta-Estandarte, Melhor Passa-calles, Melhor Instrumental, Melhor Tuna. A TFIST - Tuna Feminina do IST - Lisboa, venceu o prémio de Melhor Pandeireta e a Tuna Feminina da Universidade Católica do Porto arrecadou o prémio de Melhor Solista.
Entregues os prémios, as Tunas tinham a discoteca Populum como destino, e encheram a noite de cantorias e melodias, despedindo-se até ao próximo Trovas.
Michael Ribeiro

Arquivo de 2007