default-header-news
Cultura, 08.12.2007
Inscrições abertas para oficinas
Auditório do TUM
O Teatro Universitário do Minho - TUM está a promover workshops de contador de histórias e maquilhagem. Não percas esta oportunidade.
Teatro | Oficinas
Workshop Contador de Histórias
início 8 DEZ | inscrições abertas até 30 de Novembro
Braga
Numa altura em que os media invadem o tempo e a formação dos mais novos de forma massificada, torna-se urgente ressuscitar os momentos intimistas de magia, sonho, imaginação, fantasia e ternura. A arte de contar histórias é a melhor arma para combater o autismo da sociedade contemporânea. O Teatro Universitário do Minho promove uma oficina de contador de histórias, aberta a todos os crescidos que permanecem crianças.

Metodologia

Serão abordadas várias técnicas performativas na arte de contar histórias: voz, dicção, respiração, interpretação e improvisação.

Sessões, duração e horário
- 8 sessões ao fim-de-semana
- 2 meses : Dezembro a Janeiro (horário a definir de acordo com a disponibilidade dos inscritos)
- total 30h

Auditório do TUM, Rua do Farto (perto das Frigideiras da Sé)
Inscrições
Enviar nome e contacto para teatrum@gmail.com solicitando ficha de pré-inscrição.
Preços
          60? - Externos
          50? - Estudantes da UM
          40? - Sócios do TUM e AAUM
          30? - Bolseiros
Formador
Poeta e dramaturgo,  João Negreiros nasceu em Matosinhos a 23 de Novembro de 1976. Muito novo, escrevia já teatro, poesia e prosa poética. Na área do teatro, a sua obra foi crescendo, sendo hoje bastante extensa. Nela se incluem algumas peças como ''Os Vendilhões do Templo'' e ''Silêncio'' recentemente levada à cena pelo Teatro Universitário do Minho (TUM). Os textos de prosa poética, as crónicas e os contos, entre outros, continuaram também a ser criados, tendo, em Outubro de 2002, sido publicado na Revista QUO o Conto de Ficção Científica ''Capitão Spalding - A Origem''. Desde 2004 têm vindo a ser escritos, numa frequência quase diária, textos de humor integrados no projecto www.sentidodeamor.com.
O encenador do TUM é director artístico da companhia de teatro ''?re?petição'' e estudou teatro na ESMAE. Elege ''A morte de um caixeiro viajante'' como a sua peça de teatro preferida, admira o trabalho cinematográfico de Werner Herzog, mas escolhe ''The Meaning of Life'' como o filme da sua vida. É fã dos Velvet Undergroud, adora bolo de chocolate com noz e não perde os episódios dos Simpsons e de South Park.
Sítio oficial do formador: www.joaonegreiros.pt.vu
Para mais informações:
Contacto telefónico: 965530263/964344093

Teatro | Oficinas

Workshop de Caracterização

início 8 DEZ | inscrições abertas até 30 de NOV
Braga

O teatro é uma arte colectiva. O teatro é a síntese de todas as artes. A caracterização é uma delas. Para além de ter um papel vital no processo de criação de personagens, a maquilhagem tem uma componente artística que se tem assumido em várias áreas.

O TUM promove um wokshop de caracterização em televisão, teatro, cinema e moda destinado a todos sexos a idades.

Metodologia

1º aula - Maquilhagem natural para teatro (aplicar base, correctores, pó).
2ª aula - Efeitos Especiais com carne artificial (cicatrizes, feridas, cortes, arranhões) latex e sangue (queimaduras, envelhecimentos).
3ª aula - Pinturas faciais com aquacolors, colocação de postiços.
4ª aula - Trabalho final - aplicando os conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores criar um personagem.
Sessões, duração e horário
- 4 sessões ao fim-de-semana (8,9,15 e 16 de Dezembro)
- Horário: das 14h às 18h
- Total 16h

Sala 212, Complexo Pedagógico do Castelo
Rua do Castelo
Inscrições
Preços
          80? - Externos
          60? - Estudantes da UM
          50? - Sócios do TUM e AAUM
          40? - Bolseiros
Formadora
Bárbara Brandão nasceu em Maio de 1981 no Porto. Frequentou o curso de pintura e escultura da Faculdade de Belas Artes do Porto, mas profissionalizou-se na caracterização em cursos de maquilhagem desenvolvidos no Centro Isabel Maya e no AR Atelier. Participou em wokshops de caracterização leccionados por Ronald Freeman e Aurora Castanheiro e no seu currículo conta com vários trabalhos no cinema, teatro e moda.
Tem experiência em diversas áreas:  Face Painting, Bodypainting, eventos do Halloween, efeitos especiais em curtas-metragens, fantasias com crianças, etc.
Sítio oficial da formadora: www.barbara-brandao.blogspot.com
Press Contador de Histórias........................................................................Download
Press Maquilhagem....................................................................................Download
Cartaz Contador.........................................................................................Download