default-header-news
Cultura, 09.11.2007
Exposição "Sem Rede"
Museu Nogueira da Silva
''A ideia de rede, nos nossos dias, encontra-se totalmente ligada à noção de comunicação. É a nova obsessão. Ter rede, em todo o lado, da forma mais alargada, parece ser uma das mais fortes utopias contemporâneas. Estar na rede é estar ligado, estar in. Fora dela, resta a exclusão que nos coloca out.'' Deixe-se apanhar por esta rede...
Exposição ''Sem Rede''
O Museu Nogueira da Silva inaugura sábado, 09 de Novembro, às 21h00, a exposição ''Sem Rede'', de Cristina Mateus, Fernando José Pereira e Miguel Leal.
''Sem Rede'' nasce como um projecto sem um programa rígido, pretendendo enfrentar as particularidades da exposição e do trabalho dos autores, não só através do espaço, mas sobretudo através da ideia de um encontro inevitável e imprevisível. Trata-se de jogar com as ideias de imprevisibilidade e de risco, buscando o puro gozo de arriscar sem rede.
ENTRADA LIVRE
Cristina Mateus desenvolve uma intensa e regular actividade artística desde 1986, sendo a fundadora da Virose, estrutura interdisciplinar dedicada aos media e ao estudo das relações entre arte e tecnologia. Algumas exposições individuais: ''Conta-me coisas'', Galeria Fernando Santos, Porto; ''Political Body'', Institute of Visual Arts, University of Wisconsin, Milwaukee, USA. Últimas exposições colectivas: ''Momentos da vídeo arte portuguesa contemporânea'', Conde Duque, Media Lab., Madrid; Project Wall, Matéria Prima, Porto.
Fernando José Pereira é co-director do projecto electrónico virose. Das exposições individuais destacam-se ''Inexterioridades'', Auditório de Galicia, Santiago de Compostela, Espanha; ''Acesso interdito'', Museu de Serralves, Porto. Nas exposições colectivas, de salientar a participação na ''III Bienal Ibero-Americana de Arte Contemporânea'', Lima, Peru; ''Squatters ? Ocupações'', Museu Serralves/Porto 2001, Porto.
Miguel Leal é um dos mais conhecidos jovens artistas portugueses. Entre as suas exposições individuais mais recentes destacam-se ''Saturno'', Galeria Fernando Santos, Porto; ''Phantomatic'', Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto. Das exposições colectivas destaque para ''25 frames por segundo: Vídeos na Colecção da Fundação PLMJ'', cinema S. Jorge, Lisboa; Teleférico 2 - ''Operação Transbordo'', Teleférico da Penha, Guimarães.
Data da mostra: 10 a 28 de Novembro de 2007
Local: Galeria da Universidade
Horário: Terça a Sexta das 10h-12h e das 14h-18h45
            Sábado das 14h-18h45