default-header-news
Cultura, 29.11.2007
Encontro com António Lobo Antunes na BLCS
BLCS - Braga
Encontro com o escritor António Lobo Antunes e o seu novo livro ''O Meu Nome é Legião'', a ocorrer no dia 29 de Novembro (quinta-feira), pelas 21h30, no auditório da Biblioteca.
Sinopse do livro :
''Na obra, o romancista descreve, usando a linguagem de um relatório policial, o quotidiano de um bando oriundo de uma zona a que o autor chama simplesmente Bairro e que evoca as zonas periféricas das grandes cidades. O leitor percorre, como se fosse a sua, a vida de pessoas que vivem na pior parte do pior sítio do mundo - pessoas que são muitos, sendo o mesmo, e sendo esse mesmo uma parte oculta, desesperada e silenciosa de nós, que se esforça por acreditar que há uma salvação.
Um livro em que o autor inova a sua técnica narrativa de forma muito perceptível, sendo surpreendente a fonna como o faz: "E não tenho medo dela, não tenho medo de vocês, não tenho medo de nada, os plátanos do pátio mil plátanos de berma de estrada que vou ultrapassando um a um neste carro roubado com a velha no outro banco a dizer-me - Menino''.
Biografia:
António Lobo Antunes nasceu em Lisboa, em 1942. Estudou na Faculdade de Medicina de Lisboa e especializou-se em Psiquiatria. Exerceu, durante vários anos, a profissão de médico psiquiatra.
Em 1970 foi mobilizado para o serviço militar. Embarcou para Angola no ano seguinte, tendo regressado em 1973.
Em 1979 publicou os seus primeiros livros, MEMÓRIA DE ELEFANTE e OS CUS DE JUDAS, seguindo-se, em 1980, CONHECIMENTO DO INFERNO. Estes primeiros livros são marcadamente biográficos, e estão muito ligados ao contexto da guena colonial; imediatamente o transformaram num dos autores contemporâneos mais lidos e discutidos, no âmbito nacional e internacional.
Da sua obra - Explicação dos Pássaros, Fado Alexandrino, Auto dos Danados , As Naus, Tratado das Paixões da Alma, A Ordem Natural das Coisas, A Morte de Carlos Gardel, O Manual dos Inquisidores, O Esplendor de POliugal, Exortação aos Crocodilos, Não Entres Tão Depressa Nessa Noite Escura, Que Farei Quando Tudo Arde, Boa Tarde às Coisas Aqui Em Baixo, Eu Hei-de Amar uma Pedra, Ontem Não te Vi em Babilónia e em 2007, o seu último romance O Meu Nome É Legião? constam, ainda, três volumes de crónicas.
Todo o seu trabalho literário, ao longo dos anos, tem sido objecto dos mais diversos estudos, académicos ou não, e de vários prémios, nacionais, por exemplo, por duas vezes, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa, e internacionais; entre estes, destacam-se o Prémio Europeu de Literatura (Áustria), o Prémio Ovídio (Roménia), o Prémio Internacional de Literatura da União Latina (Roma), o Prémio Rosalía de Castro (Galiza), o Prémio Jerusalém de Literatura, o Prémio Iberoamericano das Letras José Donoso e o Prémio Camões.
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
Rua de S. Paulo, nº 1
4700-042 Braga
Telefone 253 205 970
Fax 253 205 989
Página web http://www.blcs.pt
Arquivo de 2007