default-header-news
Cultura, 09.07.2007
Programação Cultural da BLCS
A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva apresenta a programação cultural para o mês de Julho.
Exposições temporárias
2 a 13 de Julho
Exposição ''Fernando Pessoa: Arte & Literatura II''
Esta exposição é a segunda do mesmo projecto, na sequência da primeira realizada em Abril de 2007 na BLCS. Os trabalhos agora a expor, procuram por um lado apresentar uma visão e pensamento mais globalizante do poeta, da sua vida e obra, por outro, são o resultado do desenvolvimento de ilustrações de textos ou poemas de Fernando Pessoa. Estes trabalhos são o resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos do curso de Artes Visuais, do 12º ano, turma I, da Escola Secundária D. Maria II, em Braga, à disciplina de Desenho A. Entrada livre.
2 a 31 de Julho
Exposição de cartazes de ''Maria Mariño Carou'' .
María Mariño Carou é a figura da literatura galega homenageada este ano em ?Letras Galegas 2007?, no âmbito da comemoração do Dia das Letras Galegas (17 de Maio). Esta exposição é organizada pela Junta da Galiza e pelo Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho A exposição será acompanhada de uma amostra bibliográfica sobre temas  da cultura galega.
16 a 31 de Julho
Exposição dos trabalhos premiados no Concurso Municipal de Fotografia 2007, promovido pela Divisão de Renovação Urbana da Câmara Municipal de Braga para os amadores ou profissionais de fotografia. Este ano a temática realçada no concurso foi a actividade comercial no centro histórico de Braga. Entrada livre.
Apresentação de livros
13 de Julho - 21h30
Apresentação do livro de poesia ''Frutos da minha solidão', de Amândio Antunes, numa edição de autor. Entrada livre.
Espectáculos e outras acções
14 de Julho - 9h30-12h30
Ateliê de escrita criativa ''O brinquedo palavra''
Divulgação de jogos e estratégias de animação da escrita (o livro como ponto de partida e de chegada, histórias para completar, jogos linguísticos, criações colectivas). Formadora Amélia Maria Silva. Inscrição gratuita, sujeita a marcação prévia pelo telefone 253 253 977.
28 de Julho - 15h00 -   Espectáculo com o ''Avô Cantigas'' (Carlos Vidal)
 No âmbito da comemoração do Dia Nacional dos Avós (26 de Julho), a Biblioteca convida todos os avós e respectivos netos a participar no espectáculo do Avô Cantigas. As histórias cantadas pelo Avô Cantigas (Carlos Vidal) conduzem a um tempo de grande animação, onde a música e a palavra se unem num passeio por vários ?saberes? que as cantigas ajudam a interiorizar. Entrada gratuita, todavia necessária marcação prévia pelo telefone 253 205 977.  (Apoios DST?Domingos  da Silva Teixeira e Caixa de Crédito Agrícola)
28 de Julho  - 15h 
Workshop de Banda Desenhada -  ''Os segredos da Banda Desenhada''
Venha aprender os segredos e as técnicas da Nona Arte e crie a sua própria estória!
Workshop com Carlos Dias Tavares (natural de Salamonde, Vieira do Minho, fez o curso de preparação de Belas Artes, na Escola Secundária Artística Soares dos Reis e é professor e engenheiro técnico electromecânico. Participou em várias exposições de pintura, actividades e workshops sobre Banda Desenhada em feiras do livro, bibliotecas municipais e escolas. Com 10 obras publicadas, destaca-se uma menção honrosa no Festival de Banda desenhada da Amadora, integrado no projecto europeu CEACT, com a obra ''Chave na Areia''). Dirigido ao público adulto em geral. Entrada livre.
Cinema na BLCS
12 de Julho - 21h00
Passagem do filme "As Confissões de Schmidt" com Jack Nicholson, seguido de debate com a participação de José Ferreira-Alves (Professor da Universidade do Minho), Artur Mesquita (Professor Catedrático aposentado da Universidade do Minho) e António Fonseca (psicólogo e professor da Universidade Católica). Entrada livre.
Este filme enquadra-se no ''Ciclo de Vida no Cinema'', co-organizado pelo Departamento de Psicologia (IEP) da Universidade do Minho, Centro de Psicopedagogia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e Fila K. Esta iniciativa pretende levar a cabo um ciclo de cinema que se estenderá por dois anos, inteiramente dedicado ao envelhecimento e à tematização das mudanças, dos desafios e das oportunidades que ocorrem ao longo do ciclo de vida a partir do fim da adolescência e até idades avançadas.
Actividades permanentes
(necessária marcação prévia pelo telefone 253 205 977)
Actividades permanentes Infanto-Juvenis
13 de Julho  - 10h00 - Oficina de escrita criativa "A voz da floresta: vem escutar a sua voz e responder-lhe à letra'' , por Amélia Silva. Desta vez a Floresta convida a ''Arca dos Contos'', um jogo de cartas inspirado no imaginário dos contos tradicionais para estimular a criatividade e o gosto pela leitura e a escrita.
Esta actividade desenvolve-se no âmbito de uma parceria com o Mosteiro de S. Martinho de Tibães. Actividade dirigida a crianças do 1º ciclo do Ensino Básico. (Necessária marcação prévia pelo telefone 253 205 977).
Todas as terças-feiras - 15h00
''Alfabetização emocional: sessão de sensibilização para crianças''
Intenta-se exercitar emoções positivas, mediante jogos, autênticos truques psicológicos.
por Judite Zamith   (Alunos do 1º, 2º e 3º ciclos)
Hora do Conto
Todas as terças-feiras?10h00
''Abre a janela. Vê e ouve. Eu conto''
Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por Maria do Céu Nogueira
(Alunos 1º, 2º e 3º ciclos)
Todas as quintas-feiras às 10h00
''A magia do «Era uma vez...»''
Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por Ivone Paz Soares
(Alunos 1º, 2º, 3º ciclos)
Todas as quintas-feiras-às 15h00
Contar, recontar e inventar - Histórias da tradição
Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por José Machado (Alunos do 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclos e adultos)
 Ou
Ler, reler e tresler  ... Miguel Torga
Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por José Machado (Alunos 3º ciclo, secundário e adultos)
Sessões de cinema para Crianças e Jovens *
Exibições de filmes para o público infantil e juvenil (para grupos) ao longo do mês, sob marcação prévia, pelo telefone 253 205 977
Actividades permanentes para seniores *
Hora de conto para Seniores - ''As histórias já cá estão''
Com José Machado
A primeira quinta-feira de cada mês -15h
Ciclo de cinema para Seniores *
Última terça-feira de cada mês - 15h00
A Biblioteca leva a cabo em sessões de cinema para o público sénior
Novo horário de Verão (Julho, Agosto e Setembro (de 1 a 15)): segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h00
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
Rua de S. Paulo, nº 1
4700-042 Braga
Telefone 253 205 970
Fax 253 205 989
Página web http://www.blcs.pt
Arquivo de 2007