default-header-news
Cultura, 09.07.2007
"Nomes Novos para Coisas Antigas"
A Galeria da Universidade, Museu Nogueira da Silva, tem patente ao público, de 7 de Julho a 2 de Agosto, a exposição de pintura ''Nomes Novos para Coisas Antigas'', de Mário Vitória.
O desenho assume-se como meio base deste projecto. Ele é o gerador do imaginário que caracteriza as pinturas e gravuras de Mário Vitória, um imaginário que pertence à ordem do metafísico que se deixa contaminar pelas narrativas infantis e contos populares - na referência constante à tradição, usos e costumes - da sátira político-social ou mesmo da caricatura (...) o significado dos gestos ou a expressividade dos olhares, levam o observador ao universo da fábula, das metáforas e das alegorias (...)

A vitória da debilidade sobre a força, da benevolência sobre a esperteza, o eterno confronto entre o bem e o mal, tudo dissimulado por uma subtil hipocrisia violenta, presunção ou mesquinhez, que transformam estas figuras de estilo num profundo drama de ironias. Várias noções são aqui analisadas. O homem, as coisas, os animais são anti-teses das suas próprias propriedades (...) os vários protagonistas são inseridos na composição, que funciona como uma espécie de proscénio, obedecendo a uma "ordem" meta-narrativa. O bestiário humano espelha simultaneamente complacência e crueldade. É nesse espaço fragmentado que tudo se manifesta: desconfiança, ambiguidade, perplexidade, a verdade da realidade e a da ficção. (...)

São narrativas onde não domina qualquer sequência linear, pelo contrário, a sensação de que o autor faz permanentes avanços e recuos, conduz-nos do fim para o princípio e deste para o final da história num movimento permanente e nunca consequente. Em sentido figurado as notas de rodapé, os complementos directos e indirectos fazem parte de um discurso que se pretende plural.
mais informações em: http://www.mns.uminho.pt
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem