default-header-news
Cultura, 09.07.2007
Convite para Sessão de cinema e debate
A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva vai acolher no próximo dia 12 de Julho (quinta-feira), pelas 21h00, mais uma sessão de cinema, seguida de debate, sobre o ciclo de vida humana no cinema.

Será feita a passagem do filme "As Confissões de Schmidt", seguido de debate, com a participação de José Ferreira-Alves (Professor da Universidade do Minho), Artur Mesquita (Professor Catedrático aposentado da Universidade do Minho) e António Fonseca (psicólogo e professor da Universidade Católica). A entrada é livre.

Recordamos que este ?Ciclo de Vida no Cinema?, é co-organizado pelo Departamento de Psicologia (IEP) da Universidade do Minho, Centro de Psicopedagogia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e Fila K. Esta iniciativa pretende levar a cabo um ciclo de cinema que se estenderá por dois anos, inteiramente dedicado ao envelhecimento e à tematização das mudanças, dos desafios e das oportunidades que ocorrem ao longo do ciclo de vida a partir do fim da adolescência e até idades avançadas.
Warren Schmidt (Jack Nicholson) é um homem de 60 anos que precisa lidar com a recente reforma e também com a morte repentina da sua esposa. Incerto sobre o seu futuro e também sobre o seu passado, ele parte numa jornada rumo ao Nebraska para ajudar no casamento da sua filha Jeannie (Hope Davis) com Randall (Dermot Mulroney), um vendedor de camas de água. Entretanto, a cada novo passo que Warren dá, parece estar sempre errado, fazendo com que ele acredite que o fim de sua vida será igual ao seu passado: um grande fracasso. Até que Warren decide dividir sua jornada com um inesperado amigo: um jovem garoto da Tanzânia o qual ele patrocina pagando 73 centavos por dia. Em suas longas cartas ao garoto Warren expõe sua história e passa a ver com outros olhos sua própria vida.
Vencedor 2 Globos de Ouro: Melhor Actor e Melhor Argumento
Tempo de Duração: 124 minutos