default-header-news
Cultura, 21.06.2007
Belas-Artes: aquisições recentes da Biblioteca Pública de Braga
Biblioteca Pública de Braga
Para dar a conhecer as obras e revistas que vão sendo oferecidas, a Biblioteca Pública de Braga vai levar a cabo pequenas exposições bibliográficas, a primeira das quais dedicada à secção de Belas-Artes.
A Biblioteca Pública de Braga, para além das obras que recebe através do Depósito Legal, beneficia regularmente da oferta de livros e revistas provenientes das mais diversas origens e cujos registos bibliográficos podem ser encontrados na sua base de dados (www.bpb.uminho.pt ).
Entendeu-se porém que seria interessante dar a conhecer fisicamente algumas dessas obras através de pequenas exposições bibliograficas, que permitissem que os leitores, pelo menos, pudessem apreciar as capas das obras recentemente recebidas  (as quais, naturalmente, poderão ser consultadas na Sala de Leitura da Biblioteca).

Deste modo irão surgindo regularmente exposições intituladas  Aquisições recentes da Biblioteca Pública de Braga, a primeira das quais dedicada à secção de Belas-Artes pode ser apreciada desde já.

Nela são apresentados 55 livros relativos ao tema, que a BPB recebeu, especialmente através de oferta, nos últimos 2 anos. São obras sobre história de arte, arquitectura, pintura, escultura, artes gráficas, cerâmica, etc. e ainda catálogos de exposições e de museus, actas de congressos, inventários, etc.
Destacam-se estudos sobre a talha na Bahia ou sobre o escultor Francisco V. Servas que, no séc. XVIII, foi de Vieira do Minho para o Brasil praticar a sua arte (escultura).
As obras foram oferecidas, entre outros, pelo Museu de Serralves, Fundação C. Gulbenkian, algumas câmaras municipais (Esposende, Arcos de Valdevez, etc.) Museus de Imagem, Alberto Sampaio e Nogueira da Silva e outras instituições culturais e universitárias, existindo edições portuguesas, brasileiras, espanholas, francesas, italianas, inglesas e mexicanas.
Oportunamente serão feitas exposições das secções de Literatura, História, Ciências Sociais, Bibliografia, etc.
A exposição está patente no átrio da Reitoria da Universidade do Minho (Largo do Paço), onde pode ser vista nos dias úteis das 9 às 17.30 h., até ao próximo mês de Julho.
No espaço Destaque da BPB apresenta-se uma mostra bibliográfica sobre José Mattoso, que conquistou o Prémio Latinidade. A partir do dia 25 o Destaque será dedicado ao Museu D. Diogo de Sousa, que vai ser inaugurado no dia 29 de Junho.
Arquivo de 2007