default-header-news
Cultura, 01.03.2007
Programação Cultural BLCS - Março 2007
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
Fique a conhecer em pormenor a programação cultural da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva para o mês de Março de 2007.

Actividades pontuais

Exposições
2 a 30 de Março
Exposição Colectiva de Pintura : "5 livros de pintar"
António Guladas, César Taibo, Fernando Camelo, Miguel Gonçalves e Oten constituem o Colectivo de Pintores que apresenta "5 Livros de pintar". Miguel Torga, Ésquilo, Erasmo de Roterdão, Camões e Boris Vian são os autores dos quais se fazem subtrair as obras desta exposição de pintura. As criações presentes evocam narrativas gráficas através da concorrência com a obra primeira, discussão antiga. "5 livros de pintar" é um exercício agudo, não obstante, encomiástico. A tinta deposita palavra. O pincel ultrapassa pena.
A inauguração da exposição far-se-á no dia 2 de Março, pelas 21h00. Será seguido de um vernisage. 
Lançamento de publicações
5 de Março - 21h30
Lançamento do nº 1 da nova revista "Configurações", coordenado por Manuel Carlos Silva e apresentado pelo Prof. Almerindo Afonso, sociólogo e investigador do Instituto de Educação e Psicologia (IEP). Esta publicação esteve a cargo do Núcleo de Estudos em Sociologia/Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) e da Editora Campo de Letras.
22h30
Lançamento do livro "Desenvolvimento e assimetrias socio-espaciais. Perspectivas teóricas e estudos de caso", coordenado por Manuel Carlos Silva, Ana Paula Marques e Rosa Cabecinhas. Será apresentado pelo Prof. José Cadima Ribeiro, economista e investigador da Escola de Economia e Gestão e pelo Prof. Joel Felizes, sociólogo e investigador no Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais. Esta edição é da responsabilidade do Núcleo de Estudos em Sociologia/Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) e a Editora Inovação à Leitura.
20 de Março - 21h30
Lançamento do livro "Nação e Estado: entre o global e o local", coordenado por Manuel Carlos Silva, apresentado pelo Prof. Manuel Silva e Costa, sociólogo e investigador no Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais e pela Profª Isabel Estrada, socióloga e investigadora na Secção de Ciência Política da Escola de Economia e Gestão. Edição a cargo do Núcleo de Estudos em Sociologia/Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) e a Editora Afrontamento.
Espectáculos e outras acções
Dia 8 de Março - 16h00 - "A leveza de ser mulher" - Dia Mundial da Mulher
A Biblioteca convida todas as mulheres a participar no workshop sobre meditação em movimento, Qigong (Chi Kung), "Movimento para a Saúde", reconhecido pela Organização Mundial da Saúde das Nações Unidas. Esta sessão está aberta a todas as mulheres que queiram participar. Realizado por Carlos Cordeiro. Duração aproximada de 1h00. Entrada livre.
Dia 8 de Março - 15h00
"Gil Vicente na BLCS" por José Machado
Desde 2002 que andamos a celebrar 500 anos de criação teatral, poética e narrativa de Gil Vicente. As suas histórias continuam a despertar a nossa curiosidade e a satisfazer o nosso imaginário. Vou contar-vos algumas histórias de mestre Gil, umas com personagens de carne e osso e outras com personagens inventadas, como a alma e o tempo e as quatro estações do ano. Vou falar-vos de uma mulher que sonhou casar rica e honrada, com o dinheiro que ganhasse na feira se lá vendesse o pote de azeite. Vamos ouvir os pastores de Mestre Gil e vamos saber porque é que os maus vão para o Inferno e os tolos vão para o céu.
Actividade destinada a alunos do 2º e 3º ciclos. Duração de 1h. Necessária marcação prévia pelo telefone 253 205 977.
Dia 23 de Março - 21h30
"A Primavera das Notas" - Concerto de música da Índia
O título do recital é a tradução do nome do instrumento de cordas surbahar.
Interpretado pelo Trio Jugalbandi (Sitar e surbahar / Franklin Pereira; Tabla / Jonatham Saldanha; Guitarra slide / Paulo Gusmão). O tempo estimado é de 1h30m. Entrada gratuita para público em geral.
Oficinas
5 de Março - 10h00 - "Árvore dos Desejos"
A Floresta convida e recebe a Primavera com poesia, convidando as crianças a construir a "Árvore dos Desejos".  
Oficina de escrita criativa integrada na actividade permanente "A voz da floresta: vem escutar a sua voz e responder-lhe à letra", por Amélia Silva. Esta actividade vem de encontro à comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Poesia (21 de Março).
Esta actividade desenvolve-se no âmbito de uma parceria com o Mosteiro de S. Martinho de Tibães. Actividade dirigida a crianças do 1º ciclo do Ensino Básico. Necessária marcação prévia pelo telefone 253 205 977.
Dias 9 e 12 de Março - 10h
Oficina de Expressão Plástica "E assim nasceu Perna Longa", por Vânia Kosta
Realizada no âmbito da Exposição de personagens de trapos, na qual será também apresentada a animação/vídeo da estória "E assim nasceu Perna Longa".
Objectivo: Aplicar e explorar criativamente as possibilidades expressivas/estéticas dos materiais (papel, lápis de grafite, lápis de cera, lápis de cor, tecidos e materiais decorativos) e técnicas de expressão plástica (desenho, recorte/colagem e pintura) para a criação de ilustrações alusivas à estória. 
Destinatários: alunos do 1.º e 2.º ciclo
Tempo da actividade: aproximadamente 1h
Necessária marcação prévia pelo telefone 253 205 977.
Dia 19 de Março - 15h00 - "Vamos descobrir a palavra, PAI, na biblioteca"
Comemoração na Biblioteca do Dia do Pai.
Convidam-se as crianças e respectivos pais a virem à biblioteca fazer uma pesquisa sobre os ditos, as expressões, os provérbios, etc., que contêm a palavra PAI.
Necessária marcação prévia pelo telefone 253 205 977.
Actividades permanentes
Actividades permanentes Infanto-Juvenis *
* (necessária marcação prévia pelo telefone 253 205 977)
O Outro lado da Matemática -  5.ª sessão - Logo - uma linguagem de programação para crianças dos 5 aos 95 anos
 8 de Março de 2007  16h00
Contextualização
Desenvolvida por Seymour Papert e seus colaboradores a linguagem Logo assume-se como uma oportunidade de viragem na relação das crianças com os computadores. Muito mais do que uma linguagem de programação o Logo é uma filosofia de ensino que encontra ainda resistências importantes na nossa cultura escolar.
Proposta de actividade:
- Breve apresentação do Logo e do seu interesse;
- Apresentação de algumas primitivas do SuperLogo;
- Exploração livre das potencialidades de programação com o SuperLogo.
Público Alvo:
Crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de preferência acompanhadas por um familiar.
Recursos da biblioteca:
Um computador por cada duas pessoas inscritas.
Regularidade: na 2.ª quinta-feira de cada mês (uma vez por mês) ? a partir das 16.00h
Duração da actividade: 1,5 Horas
Destinatários: Crianças do 1.º ciclo
Responsável pela actividade:
AEME - Associação para a Educação Matemática Elementar
 "Estórias da História de Portugal" *
1 vez por mês às 4ª Feiras às 15h00
 por Fernanda Jaca
"Reviver, «viajar» e «visitar» o passado para dar a conhecer em termos didácticos e acessíveis os nossos heróis, o nosso povo; reviver tempos mais remotos ou mais recentes; saber como viviam, o que faziam no dia a dia; aprender e apreciar e a amar os grandes portugueses de outras épocas e os seus feitos, pelas cinco partes do mundo.
Enfim, conhecer o passado para melhor compreender o presente e preparar o futuro." (Alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos)
"Inteligência emocional: sessão de sensibilização para crianças" *
Todas as terças-feiras às 15h00
por Judite Zamith
Sessão de sensibilização a efectuar na Biblioteca, dirigida a crianças, intenta-se exercitar emoções positivas, mediante jogos, autênticos truques psicológicos. Serão enviados a pais ou encarregados de educação "exercícios" destinados ao desenvolvimento de capacidades emocionais e sociais com que todos podemos brincar nas férias, o que aproxima a família e a orienta para novas formas de pensar, sentir e agir. A inteligência emocional não se baseia, portanto, no nível de inteligência, ainda que afecte o bem-estar subjectivo e, inclusive, o sucesso escolar, a actividade profissional e a capacidade de debelar e superar doenças.  (Alunos do 1º, 2º e 3º ciclos)
"Histórias com Desenhos dentro" *
Todas as terças-feiras - às 10h30
Por Eduarda Coquet
A actividade a desenvolver será a de levar as crianças a descobrirem e a desenharem, as formas de pessoas, animais, plantas, objectos ou ambientes, que coabitam em histórias onde o real e o imaginário de misturam. A imaginação será o ponto de partida para uma exploração, que a criança vai fazer do texto que vai ouvir. Neste cenário de fantasia, a criança pode acrescentar novos elementos que possam reforçar, aumentar ou alterar a história inicial.
Textos: Pequenas histórias.
Tempo da actividade: 1 hora
(Alunos Jardim de Infância e 1º ciclo)
Hora do Conto *
Hora do Conto
"Abre a janela. Vê e ouve. Eu conto"
Todas as terças-feiras - 10h00
Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por Maria do Céu Nogueira (Alunos 1º, 2º e 3º ciclos)
"Cantar histórias"
Todas as quartas-feiras - Às 10h00
com acompanhamento de viola
Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por António Castanheira (Alunos 1º, 2º, 3º ciclos e adultos)
"A magia do «Era uma vez...»"
Todas as quintas-feiras - às 10h00
Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por Ivone Paz Soares (Alunos 1º, 2º, 3º ciclos)
Contar, recontar e inventar - Histórias da tradição
Todas as quintas-feiras - às 15h00
Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por José Machado (Alunos do 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclos e adultos)
Ou
Ler, reler e tresler de Miguel Torga
Todas as quintas-feiras -às 15h00
Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por José Machado (Alunos 3º ciclo, secundário e adultos)
Sessões de cinema para Crianças e Jovens *
Exibições de filmes para o público infantil e juvenil (para grupos) ao longo do mês, sob marcação prévia, pelo telefone 253 205 977.
Actividades permanentes para Seniores *
(necessária marcação prévia pelo telefone 253 205 977)
Hora de conto para Seniores - "As histórias já cá estão" *
A primeira quinta-feira de cada mês - 15h
Com José Machado
"Toda a gente gosta de uma história, toda a gente quer saber como é que começaram e como é que terminam as histórias dos outros, toda a gente tem curiosidade de saber o que está no livro que o outro lê, portanto, nunca é demais ouvir e conversar sobre as histórias, sejam elas dos livros ou da própria vida corrida de cada um. As histórias dão que falar e dão que pensar e até dão que ver, mas precisam de se conhecer, de se ouvir ou de se ler. As horas do conto são horas assim. Marque a hora ou apareça à hora marcada, que as histórias já cá estão." (José Machado)
Ciclo de cinema para Séniores *
 Última terça-feira de cada mês
A Biblioteca leva a cabo em sessões de cinema para o público sénior.
Formar para autonomizar - Sessões de (in)formação para utilizadores da BLCS
Procurar para encontrar : Como realizar pesquisas na página web da BLCS?
Programa:
1. Acesso à página da Internet da BLCS
     1.1 Serviços disponíveis
2. Tipos de pesquisa disponíveis: Simples, Avançada, Índices.
     - Caracterização e particularidades.
3. Que tipo de pesquisa escolher para obter os resultados pretendidos?
4. Como optimizar uma pesquisa utilizando as opções adicionais disponíveis.
5. Como pesquisar os diferentes tipos de documentos?
6. Como se elaboram bibliografias a partir dos resultados da pesquisa no catálogo?
Público-alvo: Jovens (idades superiores a 15 anos) e adultos
Duração: 1h00
Nº de participantes:  10 pessoas
Concepção e Realização: Equipa da BLCS
Data: 14 de Março (quarta-feira)
Horário: Tarde 16h00-17h00
Local: Auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
Inscrição gratuita
Necessária marcação prévia pelo telefone 253 205 977 ou entrega da ficha de inscrição
Como pesquisar informação na Internet?
Programa:
1. Concepção da pesquisa
2. Selecção das ferramentas de pesquisa
3. Metodologia da pesquisa
4. Casos práticos de pesquisa
Público-alvo: Jovens (idades superiores a 15 anos) e adultos
Duração: 1h00
Nº de participantes: 10 pessoas
Concepção e Realização: Equipa da BLCS
Data: 29 de Março (quinta-feira)
Horário: Tarde 16h00-17h00
Local: Auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
Inscrição gratuita
Necessária marcação prévia pelo telefone 253 205 977 ou entrega da ficha de inscrição.
Arquivo de 2007