default-header-news
Cultura, 26.10.2006
Domingos Pereira, A Memória Recuperada
A Biblioteca Pública de Braga (Univ. do Minho)
A Biblioteca Pública de Braga (Univ. do Minho) vai promover, no próximo dia 26 de Outubro, a realização de uma conferência sobre o Dr. Domingos Pereira, uma importante e quase esquecida figura bracarense da 1ª República.

DOMINGOS PEREIRA, A MEMÓRIA RECUPERADA 

 A Biblioteca Pública de Braga (Univ. do Minho) vai promover, no próximo dia 26 de Outubro, a realização de uma conferência sobre o Dr. Domingos Pereira, uma importante e quase esquecida figura bracarense da 1ª República.

Domingos Leite Pereira nasceu em 19 de Setembro de 1880 na Rua de S. Margarida.

Cursou Teologia em Coimbra (bacharel em 1904) e frequentou o Curso Superior de Letras. Foi professor liceal e jornalista, sendo redactor do jornal "Pátria" do Porto, defensor dos ideais republicanos a que desde muito novo aderiu.

Após a proclamação da República, foi nomeado administrador do Concelho de Braga, sendo o primeiro presidente da Câmara Municipal após o 5 de Outubro.

Foi militante do Partido Republicano Português, tendo sido eleito para a Assembleia Nacional Constituinte. Deputado em diversas legislaturas entre 1911 e 1926, chegou a ser Presidente da Câmara dos Deputados, eleito por unanimidade.

A partir de 1919, e até 1925, fez diversas passagens pelo governo, tendo sido ministro da Instrução, das Colónias, do Interior e dos Negócios Estrangeiros, presidindo por 3  vezes ao Conselho de Ministros.

Desempenhou um papel importante na oposição à Ditadura e ao Estado Novo após 1926, tendo estado exilado em Espanha e sofrido perseguições da polícia política. Em 1949 apoiou a candidatura de Norton de Matos à Presidência da República.

Colaborou em diversos orgãos da imprensa periódica, como "O Primeiro de Janeiro", "Diário de Notícias", "Mundo" e "Sol".

Foi administrador da Companhia de Seguros "Douro", tendo falecido no Porto em 27 de Outubro de 1956, faz agora 50 anos. Braga dedicou-lhe uma rua e erigiu-lhe um busto, no Largo de Infias, em 1962.

Foi um verdadeiro democrata, cidadão prestigiado e respeitado e homem de elevada craveira moral e intelectual. Para ele ?a Democracia significava austeridade, ordem hierarquizada, liberdade de credos e opiniões, respeito pela lei e direitos de cada um?.

Estes e outros aspectos do percurso político do Dr. Domingos Pereira serão evocados pelo Dr. Carlos Jaca , licenciado em Ciências Históricas pela Faculdade de Letras da Univ. de Coimbra, professor aposentado da Escola Secundária Alberto Sampaio (Braga) e colaborador assíduo de diversas publicações periódicas, como a revista "História", o "Jornal de Educação" e o "Diário do Minho", onde têm aparecido regularmente estudos seus sobre temas históricos e de índole biográfica.

A conferência do Dr. Carlos Jaca, a promover pela Biblioteca Pública de Braga, terá como título Domingos Pereira, um bracarense na 1ª República: trajectória política e realizar-se-á no Museu Nogueira da Silva (Av. Central, 61- Braga) na próxima quinta-feira, dia 26 de Outubro , às 21.30 horas, sendo a entrada livre.

No espaço Destaque da BPB pode entretanto ser vista uma mostra bibliográfica sobre « A guerra civil de Espanha 70 anos depois» onde para além de alguma bibliografia histórica sobre o tema são apresentados alguns livros de jornalistas portugueses do tempo (1936/1939)com uma visão claramente favorável aos nacionalistas, como seria de esperar na época em que foram publicados.

Arquivo de 2006