default-header-news
Cultura, 11.01.2006
Universidade do Minho transmite ópera "Wozzeck"
Auditório B1, Complexo Pedagógico II, Campus de Gualtar - Braga
A Universidade do Minho continua, em 2006, o projecto "Opera Aberta", no âmbito do qual têm vindo a ser transmitidas, em directo e via internet, várias óperas levadas a cena pelo Teatro Gran Liceu de Barcelona. Desta vez, será transmitida a ópera "Wozzeck", de Alban Berg. A transmissão decorrerá no próximo dia 11 de Janeiro (quarta-feira), pelas 19:00h.

A Ópera "Wozzeck" é a 6ª obra a ser transmitida em directo para a UMinho, utiliza as infra-estruturas de rede de banda larga estabelecidas entre a Universidade do Minho e a Galiza no âmbito do Projecto TORGA.net, um projecto INTERREG-IIIA co-financiado por fundos Europeus.

A Universidade do Minho transmitiu já, durante o ano de 2005, as óperas "Boris Godunov", de Modest Mussorgski; "Rigoletto", de Giuseppe Verdi; "L'elisir d'amore", de Donizetti; "A Midsummer night's dream",de Benjamin Britten, e "Jenufa", de Leos Janácek.

Para 2006, estão previstas as transmissões de mais três óperas a partir  do Teatro Gran Liceu de Barcelona, nomeadamente "Otello",de Giuseppe Verdi, "Die Tote Stadt" (A Cidade Morta), de Erich Wolfgang Korngold, e "Don Giovanni", de Wolfgang Amadeus Mozart.

Wozzeck
"
Uma das grandes óperas do século XX, pela sua força expressiva, beleza musical e qualidade literária. Narra a trágica história de um pobre soldado, explorado e humilhado pelo seu ambiente até ao ponto de não ter outra saída excepto o assassínio e a autodestruição. A alienação do protagonista é consequência do cruel e inumano sistema de relações sociais, que inevitavelmente o conduzem ao desastre."

Redacção


Arquivo de 2006