default-header-news
Cultura, 01.11.2005
Uma nova etapa no «Fado Académico» da UMinho
Braga
O Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho lançou o seu novo, e primeiro, CD no passado dia 28. Ficou a promessa de uma nova etapa na curta vida do "Fado Académico" deste grupo da UMinho.
O "Tons de Sépia" foi apresentado a público e entre várias entidades presentes, destacam-se alguns elementos da velha guarda dos fados de Coimbra, Victor Barreto, Domingos Mateus, Luís Veloso, Borralho e Jaime Leite, tendo este último considerado que o Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho deixou a fase da "brincadeira e estão agora num novo ciclo de trabalho sério e com futuro".
Este trabalho discográfico inclui fados de Coimbra e alguns temas instrumentais com arranjos próprios de Grupo de Fados e Serenatas da UM. O "Tons de Sépia", que é um CD de apresentação deste grupo, como referiu Jorge Pinto, elemento do grupo, encerra um ciclo e começa um novo com desafios interessantes pois "queremos agora editar um novo CD, realizar uma digressão em Paris e preparar o primeiro encontro de fado académico de Braga".
Este grupo é constituído por cinco elementos, Miguel Rego na voz, nas duas guitarras portuguesas, Sérgio Lucas e Fernando Faria e, nas duas violas, Pedro Paredes e Jorge Pinto.
Contando ocasionalmente com o contributo de alguns elementos do Grupo de Fados de Coimbra da ARCUM.
Nuno Cerqueira
Arquivo de 2005