Da autoria de Ana Duarte Melo, Teresa Ruão, Sara Balonas, Marta Alves e Marta Ferreira, investigadoras do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da UMinho, os dois guias estão disponíveis em acesso aberto e centram-se na indicação de boas práticas de Comunicação em Saúde e na reflexão sobre a necessidade de áreas de especialização.
O Guia de Boas Práticas “estabelece as bases de comunicação do PNS 2021-2030, apoiando o planeamento estratégico para a saúde sustentável, do nível nacional ao local”. “A sua natureza é operacional e o seu objetivo é facilitar e otimizar o processo de comunicação do PNS 2021-2030, capacitando os profissionais de saúde e outros parceiros para uma comunicação mais estratégica, eficiente e assertiva”, referem as autoras.
O Guia de Comunicação – Áreas Especializadas “integra, em conjunto com o Guia de Boas Práticas, as bases de comunicação do PNS 2021-2030, apoiando o planeamento estratégico para a saúde sustentável, com conhecimento mais aprofundado de técnicas, processos e práticas de determinadas áreas específicas de comunicação”.
Fonte: GCI