Decorrida no Complexo Desportivo do campus de Gualtar, em Braga, entre as 13 e as 20 horas, o certame contou com ‘stands’ de mais de 15 instituições do país e cerca de 30 expositores diferentes que apresentaram os seus cursos de 2.º e 3.º ciclo, visando a orientação dos participantes nos seus percursos académicos após a licenciatura.
Presentes na Feira estiveram instituições académicas tais como, a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Católica, a Universidade de Aveiro, Coimbra, Lisboa, bem como outras com ligações ao estrangeiro. Esta foi a primeira edição da Feira fora das cidades do Porto e Lisboa.
“Acreditamos que estamos a prestar um grande serviço aos alunos do ensino superior”, afirmou o presidente da Inspirar o Futuro, Eduardo Filho, considerando que o evento veio “preencher uma lacuna”, uma vez que a iniciativa promove um espaço para que várias instituições de ensino superior apresentem a sua oferta ao nível de mestrados e pós-graduações, pois, a maioria dos eventos de divulgação da oferta formativa está direcionado para as licenciaturas.
Da parte da UMinho, foram muitos os expositores presentes, as suas Unidades Orgânicas aproveitaram para reforçar a divulgação dos seus mestrados, doutoramentos e pós-graduações, aproveitando-se ainda para divulgação de serviços, programas de mobilidade, oportunidades de investigação e de tese em ambiente empresarial/institucional, bem como da realidade de Braga e Guimarães, onde estão os seus campi. Foram muitos os estudantes, técnicos administrativos e de gestão e professores da Academia que aproveitaram para interagir com os participantes e esclarecer as suas dúvidas.
Depois do Porto, Lisboa e Braga, a feira de mestrados e pós-graduações segue para Aveiro no dia 30 de março.
Esta iniciativa esteve integrada num mês de importantes feiras de oferta formativa que envolvem a UMinho. Após a Qualifica, realiza-se de 22 a 25 de março a Futurália, em Lisboa, e de 30 de março a 1 de abril decorre a UPA – UMinho de Portas Abertas, no campus de Azurém, em Guimarães, que já soma 5000 inscritos.
Texto: Ana Marques
Foto: GCI