A iniciativa contou com a participação de cerca de 3000 estudantes que procuravam, sobretudo, oportunidade de emprego, estágios, conhecer o mercado de trabalho e orientações para o futuro, durante e após o curso. Da parte das empresas, trouxeram muitas ofertas de trabalho para jovens e menos jovens, estágios curriculares e profissionais, estágios de verão, ofertas a nível nacional e no internacional.
A abertura do programa foi na terça-feira, pelas 10h30, com uma mesa redonda online que reuniu o presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários, Alexandre Meireles, a vice-presidente da Ordem dos Engenheiros, Lídia Santiago, a diretora associada para a área do Pessoal na Deloitte, Sara Rodrigues, e o professor de liderança e alto rendimento da Escola de Psicologia da UMinho, Rui Gomes, que debateram a evolução dos modelos de trabalho, os desafios da gestão de recursos humanos e a atração e retenção de talento, perspetivando a nova geração de candidatos. A moderação coube ao presidente e ao vice-presidente da EEUM, respetivamente Pedro Arezes e Raul Fangueiro.
A partir das 14h00, o público pôde conhecer todas as propostas trabalho apresentadas à EEUM pelas empresas participantes, entre elas, a Vestas, Grupo CASAIS, Primavera, The Navigator Company, Apgar Consulting Iberia, BorgWarner, Continental Mabor, CEiiA, Petrotec Group e ZF Group. Todas as ofertas de trabalho apresentadas à EEUM por parte das empresas ficaram disponíveis na plataforma “Tomorrow Needs You", sítio que irá permitir a partilha de oportunidades dentro de empresas, bem como de candidaturas da parte dos estudantes.
No dia 1 de março, as 75 empresas e organizações nacionais e internacionais apresentaram das 10h00 às 18h00, as suas oportunidades de emprego, estágio e investigação, interagindo com estudantes, diplomados e demais interessados, nos stands localizados ao longo do hall do edifício 1 do campus. Na abertura, decorreu a visita pelo recinto das entidades oficiais, como o bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, os presidente e vice-presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança e Adelina Pinto, a vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica da UMinho, Filomena Soares, do presidente da EEUM, entre outros.
“Os Dias do Emprego são um evento de grande relevância para a ação da EEUM nas suas múltiplas vertentes, principalmente na sua relação com a sociedade e as empresas. As mais de 4000 ofertas de trabalho previstas são um indicador da relevância da formação da UMinho nos diversos ramos da Engenharia, traduzindo-se numa elevada procura dos seus estudantes”, referiu Raul Fangueiro antes da Feira.
Pedro Arezes, e perante o sucesso que foi a Feira, afirmou que: "Estamos a viver um pico de oferta de emprego tecnológico".
Texto: Redação