Residência Santa Tecla (58)
Academia, 13.02.2023 às 16:05
SASUM arrancaram com a implementação de novo sistema de controlo de acessos às residências universitárias
O sistema permitirá aumentar a segurança dos residentes e das instalações universitárias.

Os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) já encetaram a implementação do novo sistema de controlo de acessos nas portas principais das residências universitárias, que vai autorizar, através de leitura biométrica, a entrada nos portões e portas de entrada dos blocos.

Além deste processo, a Residência Lloyd Braga está a ser intervencionada, tal como aconteceu com a Residência dos Combatentes em 2021, ao nível de um sistema de controlo de acessos automático aos quartos. Um sistema de fechaduras eletrónicas, de acesso através de cartão ou telemóvel com tecnologia Bluetooth, que está a ser testado e será aplicado nos 154 quartos daquela residência.

Atualmente, o acesso às residências apresenta dois sistemas: em termos das portas gerais dos edifícios, o acesso é feito através de um cartão pessoal, atribuído a cada utente, associado a um leitor colocado em cada porta. Nas portas dos quartos, o seu acesso é realizado através de uma chave física.

Com os novos sistemas de controlo digitais, será possível aumentar, significativamente, a segurança dos residentes e, simultaneamente, desenvolver um processo de gestão mais eficiente, definindo e caracterizando padrões de mobilidade tipo e moldando os processos existentes às necessidades observadas, no sentido de promover o bem-estar de todos os utentes.

A implementação destes sistemas de controlo de acesso automático nas Residências “consiste na substituição das fechaduras dos quartos e das portas de entrada principais, por fechaduras eletrónicas, que vêm permitir o acesso aos espaços das Residências Universitárias, através da utilização de cartão ou através do ‘smartphone’ dos estudantes, com recurso à tecnologia Bluetooth e NFC”, explicou o Diretor do Departamento de Apoio Social, Carlos Almeida. Realçando que estas inovações “vão permitir elevar o nível de segurança e proteção dos estudantes residentes e dos seus bens, bem como uma maior comodidade na forma de acesso às residências”, apontou.

Fonte: SASUM

Foto: Nuno Gonçalves

Arquivo de 2023