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Academia, 20.02.2023 às 17:09
Educação Superior em tempos de Inteligência Artificial esteve em discussão na UMinho
A segunda edição do Fórum + Educação Superior, organizado pelo Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (IDEA) da Universidade do Minho, teve como tema “Educação superior em tempos de Inteligência Artificial” (IA), um tópico que vem sendo cada vez mais um tema de conversa no meio académico e não só. Neste encontro, o foco esteve na ferramenta ChatGPT e como pode esta e outras ferramentas de IA serem introduzidas em sala de aula.

A iniciativa decorreu no Espaço B-Lounge da Biblioteca do campus de Azurém, em Guimarães, inserida nas celebrações do 49.º Aniversário da UMinho.

Tendo como anfitrião o pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, que fundamentou a pertinência do Fórum dedicado à Educação Superior pela necessidade de, mais que evoluir, dever pensar-se em transformar, uma vez que o mundo à nossa volta está num ritmo de evolução “inacreditável”, disse. “Talvez evoluir não chegue, talvez transformar seja uma necessidade”, afirmou.

Apontando alguns dos desafios que o ensino superior tem pela frente, tais como, a modernização da oferta educativa; a experiência dos estudantes reimaginada; e a liderança em contextos internacionais/interinstitucionais.

No âmbito da IA, Manuel João Costa disse ainda que é um tema que “ou nos escondemos dele, ou lidamos com ele”, revelando que a opção da Universidade tem sido “lidar com ele” e, nesse sentido, apresentou o resultado de um questionário levado a cabo há 15 dias, em que das 334 pessoas inquiridas 237 dizem conhecer a ferramenta e saber explicar as suas funcionalidades, 59 sabem da sua existência, mas não ao certo do que se trata, 23 já ouviram falar, mas não sabem o que é, e 15 não conhecem. 

No intuito de debater os desafios que ensino superior enfrenta ligados à inteligência artificial, a mesa redonda juntou Jorge Mateus, investigador do Centro de Ética, Política e Sociedade, o coordenador do Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes (LASI) e professor da Escola de Engenharia da UMinho, Paulo Novais, o vice-presidente da Europe for DigitalTown, Jorge Saraiva, e o estudante Tiago Soares, da licenciatura em Ciências da Computação da UMinho, moderada pelo jornalista Daniel Catalão, da RTP.

“A UMinho está empenhada em encontrar estratégias para a inclusão da IA nas salas de aulas”, referiu o pró-reitor, uma realidade cada vez mais presente no dia a dia de estudantes e docentes “que não deve nem pode ser ignorada”, apontou.

O objetivo da discussão, segundo este, “é promover partilhas entre colegas que já usam as ferramentas de IA”, revelando que vai ser feita “formação” através do Centro IDEA-UMinho. 

Sobre o ChatGPT, uma ferramenta de processamento de linguagem baseada na inteligência artificial, foram evidenciadas as vantagens e desvantagens, em que moldes a IA poderá ser integrada no ensino/aprendizagem, o modo como poderá ser introduzida em sala de aula, etc.

As opiniões é que a ferramenta poderá ser encarada como um recurso auxiliar, por via de tecnologia educacional ou de plataformas online, e não como substituta dos docentes ou como via para a desumanização do processo de ensino.

Tiago Soares, aluno de Engenharia Informática, assinalou a importância de os docentes começarem a utilizar novas metodologias de avaliação e ensino, apontando que “devem esquecer padrões repetitivos".

Texto: Ana Marques 

Fotos: Nuno Gonçalves 

Arquivo de 2023