A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) celebrou 48 anos, no passado dia 22 de fevereiro, este ano a cerimónia decorreu no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães, onde a escola também conta com um edifício. Novas instalações e reconsiderar a oferta educativa do 1.º ciclo são os principais objetivos da Unidade Orgânica para 2023.
O Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior, que congrega e apoia os serviços de Pastoral Universitária e de Ensino Superior que funcionam nas diferentes dioceses do país, organiza, no próximo dia 4 de março, em Fátima, o VI Encontro Nacional de Docentes e Investigadores do Ensino Superior, alusivo à temática “Caminhar Juntos no Ensino Superior”.
A Universidade do Minho (UMinho) lançou no passado sábado o programa de celebração do seu Cinquentenário, que será oficialmente celebrado a 17 de fevereiro de 2024, data em que a instituição comemora 50 anos após a tomada de posse da Comissão Instaladora e do Reitor Carlos Lloyd Braga. O programa, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, congrega um conjunto de iniciativas que irão acontecer até ao final de 2024 nos campi da UMinho e cidades da região.
As intervenções do Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, da Presidente do Conselho Geral da UMinho, Joana Marques Vidal, do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro e da Presidente da Associação Académica da UMinho, Margarida Isaías, destacaram o relevante papel da instituição ao longo destes quase 50 anos, no desenvolvimento social e económico do país e na transformação da região que acolhe a Universidade.
A segunda edição do Fórum + Educação Superior, organizado pelo Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (IDEA) da Universidade do Minho, teve como tema “Educação superior em tempos de Inteligência Artificial” (IA), um tópico que vem sendo cada vez mais um tema de conversa no meio académico e não só. Neste encontro, o foco esteve na ferramenta ChatGPT e como pode esta e outras ferramentas de IA serem introduzidas em sala de aula.
O Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho organiza de 15 de fevereiro a 3 de maio uma extensão do 28º CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela. São 21 películas de 11 países nas categorias de documentário, animação, ficção, experimental e reportagem, legendadas em português, que vão ser exibidas em várias salas nos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães), bem como na Rede Casas do Conhecimento. A iniciativa tem entrada livre e visa agitar a consciência ambiental, bem como estimular mudanças de hábitos que contribuam para mitigar os efeitos das alterações climáticas.