Foto 01
Academia, 11.01.2023 às 15:58
Race Party voltou a animar o Campus de Gualtar da UMinho
A Universidade do Minho realizou a 8.ª Race Party – Festival de Dinâmica de Mecanismos, a maior do género da Península Ibérica contou com 20 participantes de Engenharia Biomédica em competições de minicarros, em provas de design, provas de rapidez, provas surpresa e desafio aos campeões. A Race Party consiste no projeto e construção de um minicarro do tipo dragster, para acionado por uma mola, percorrer cinco metros o mais rápido possível.

Os minicarros resultam de projetos realizados ao longo do semestre letivo e seguem os princípios da engenharia, procurando desempenhos ótimos, soluções criativas e design inovador, além de se fomentar o espírito de equipa. A iniciativa, organizada pelo Departamento de Engenharia Mecânica, decorreu no Campus de Gualtar da Universidade do Minho, e atribuiu prémios aos autores dos melhores resultados. 

A Race Party, que se iniciou na primavera de 2015, conta habitualmente com a presença de estudantes, principalmente de Engenharia Mecânica e Biomédica, apresentando já uma dimensão comparável a eventos congéneres realizados nos EUA. Com esta iniciativa procura-se que os estudantes desenvolvam projetos de caráter aberto, isto é, com várias soluções possíveis, através da realização de protótipos físicos e virtuais. 

“A Race Party é única em Portugal, com bastante impacto e interesse dos estudantes, que estão ansiosos por demonstrarem a eficiência e o desempenho das soluções desenvolvidas ao longo do semestre, com base nos conhecimentos científico-tecnológicos adquiridos”, explica o professor Paulo Flores, ligado ao Departamento de Engenharia Mecânica e ao Centro de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS) da UMinho. 

O evento, que decorreu ontem, dia 10 de janeiro, está inserido nas atividades da disciplina Componentes Mecânicos do curso de Engenharia Biomédica, sendo apoiado por diversas empresas e instituições. O programa, organizado por Mariana Silva, Joana Coelho, Fernando Gonçalves e Paulo Flores, do Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho, incluiu ainda a entrega de prémios e a confraternização.

Redação

 

Arquivo de 2023